Cáritas Diocesana de Pesqueira apresenta experiência com bioágua durante intercâmbio

Uma experiência exitosa que já serve de modelo para outras iniciativas pelo país. Representantes do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) visitaram a Escola Maria Epifânia de Melo, no Sítio Massaranduba, município de Poção, para conhecer o projeto “Cisterna e Água de Reuso para Horta e Pomar em Escola Rural”, executado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira. O intercâmbio para troca de experiências entre as instituições ocorreu na manhã desta quinta-feira (21).

WhatsApp Image 2018-06-21 at 18.03.11

A comitiva do SPM-NE veio do estado da Paraíba com o objetivo de compreender como funciona a dinâmica das tecnologias sociais do projeto na escola, em especial  do bioágua, da horta e do pomar. A instituição paraibana tem uma vasta experiência com projetos de convivência com o semiárido, em especial com o Cisternas nas Escolas, executado pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil).

Estiveram presentes no encontro o coordenador nacional e regional do SPM, Roberto Saraiva; os animadores de campo Wesley Ramon e Alexsandro Ferreira; o pedreiro Evanilson de Lima; o coordenador de Projetos da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Rivaldo Melo e Teresinha Duarte, presidente da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção. A visita foi conduzida pelo diretor da Escola Maria Epifânia de Melo, Wildes de Araújo.

WhatsApp Image 2018-06-21 at 18.01.52

O coordenador nacional e regional do SPM, Roberto Saraiva, reforçou que o intercâmbio com a Cáritas é um momento de estabelecer novos conhecimentos. “Já construímos cisternas em mais de 170 escolas, mas a experiência com bioágua, horta e pomar é a primeira vez. Trabalhamos com o sistema de reuso em casas. Quando fomos indicados pela Cáritas Diocesana de Pesqueira e por Dom José Luiz Salles para essa nova experiência, achamos desafiadora, e ao mesmo tempo sabemos que ela vai agregar valor e conhecimento ao que já fazemos”, salientou.

WhatsApp Image 2018-06-21 at 18.03.12 (2)

“Esse projeto é muito importante na região que vivemos, pois é uma localidade que ainda depende muito da agricultura. Trazer isso para escola é fundamental porque as crianças crescem entendendo a importância da preservação da natureza e da agricultura familiar. O pessoal da SPM-NE vai desenvolver um projeto semelhante ao nosso na Paraíba, então é muito importante saber que nossa experiência serve de modelo para outras instituições, em outros estados”, pontuou Rivaldo Melo.

Com a construção das tecnologias sociais, cisterna e bioágua, 159 pessoas da comunidade escolar estão sendo beneficiadas diretamente. A horta e o pomar que cresce na escola está produzindo salsa, pimentão, tomate, coentro, alface, acerola, goiaba e manga, para consumo de todos e todas na escola.

WhatsApp Image 2018-06-21 at 18.01.49

Projeto Revista Vogue e Fundação Avina

O projeto – foi uma parceria da Fundação Avina e Revista Vogue, com execução da Cáritas Diocesana de Pesqueira – arrecadou recursos após um jantar beneficente em Recife, e consistiu na construção de uma cisterna com capacidade de armazenar 52 mil litros de água das chuvas, e implantação do sistema de reuso das águas residuais (bioágua) para criação de uma horta e pomar em escola rural. O objetivo foi proporcionar desenvolvimento educacional e segurança hídrica e nutricional para a comunidade escolar.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira