Cáritas Diocesana executa projeto que atenderá 270 famílias com sistemas de abastecimento d’água

O Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D´água” é uma parceria da Cáritas Diocesana de Pesqueira com a Prefeitura Municipal de Buíque, e apoio do Instituto Coca-Cola Brasil, Fundação Coca-Cola, Avina Américas e Fundación Avina. A iniciativa consiste na revitalização de dois sistemas comunitários de abastecimento d’água – poços – na perspectiva de sua sustentabilidade através da mobilização e organização das comunidades envolvidas.

Em execução no município de Buíque, a primeira etapa do Projeto atenderá famílias das comunidades de Pilõeszinho, Barrocão, Gravatazinho, Pedrinha, Várzea Grande e Zé Gomes. A segunda etapa irá  atender as comunidades de São Lourenço, Cabo do Campo, Kalumbi, Farçola, Retiro e Zacarias. Ao todo, 270 famílias serão beneficiadas diretamente, em um total de 1.164 pessoas.

WhatsApp Image 2018-06-19 at 09.16.07
Para o coordenador de projetos da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Joseilton Evangelista, “esta iniciativa se constitui em um desafio muito importante, considerando ser um processo que envolve várias organizações e cada uma com suas responsabilidades e compromissos. Neste sentido, o trabalho de mobilização social é de fundamental importância para que possamos alcançar os melhores resultados possíveis”, afirma.

As atividades do Projeto começaram neste mês de junho com reuniões envolvendo representantes da Prefeitura Municipal de Buíque; da Secretaria Municipal de Agricultura; da Secretaria Municipal da Mulher; do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); e lideranças das comunidades que serão atendidas, no intuito de apresentar a proposta de execução do projeto, bem como, estabelecer parcerias.

WhatsApp Image 2018-06-20 at 16.26.12 (1)

WhatsApp Image 2018-06-20 at 16.26.13 (1)

“Esse projeto vai ajudar muitas famílias, mas também temos uma grande responsabilidade, a comunidade tem que fazer a sua parte com compromisso. Tenho certeza que quando se trabalha junto tudo dá certo”, afirma a presidente da associação de moradores do sítio Barrocão, Maria do Socorro Santos.

A implantação do projeto junto com as comunidades possibilitará: dois sistemas revitalizados atendendo às famílias com abastecimento d’água nas residências a partir do 6º mês em execução; 48 lideranças comunitárias capacitadas em gestão de sistemas de abastecimento d’água comunitário; constituição de  dois Comitês Gestores para a autogestão dos sistemas; 270 famílias mobilizadas e envolvidas em processo de capacitação e sensibilização sobre acesso à água.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

WhatsApp Image 2018-06-20 at 16.26.07

WhatsApp Image 2018-06-19 at 09.16.05 (1)