Cáritas Diocesana de Pesqueira conhece experiência de saneamento rural no Piauí

Recentemente, a Cáritas Diocesana de Pesqueira iniciou um debate sobre saneamento rural na perspectiva de implantação de sistemas que irão atender famílias com abastecimento d’água potável nas suas residências. Neste sentido, surgiu o projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água, que atualmente está em execução em onze comunidades rurais do município de Buíque.

O cronograma de execução do Projeto contou com um intercâmbio interestadual sobre saneamento rural no estado do Piauí, entre os dias 11 e 13 de setembro. O intercâmbio foi organizado pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar-PI), uma federação de associações comunitárias rurais, que atua em 27  municípios do Piauí com 51 sistemas implantados.

“Esse intercâmbio teve como objetivo conhecer a gestão e a operacionalização  de um sistema comunitário de saneamento rural. Isso possibilitou uma melhoria na compreensão acerca da temática, nos dando subsídios  de como proceder nas etapas, adotando as práticas e técnicas na gestão e implantação do sistema. Além disso, esse momento deu um ânimo nas pessoas envolvidas no projeto, temos certeza que voltaram ainda mais entusiasmadas para suas comunidades”, comenta o assessor técnico da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Francimário Gomes.

Durante o intercâmbio os participantes conheceram na prática todo o processo de funcionamento dos sistemas em duas comunidades rurais. A primeira localidade no Sítio Baixas do Maranhão que atende 200 famílias; e a segunda visita na comunidade Baixas do Pote, que atende 116 famílias, ambas localizadas no município de Inhuma (PI).

O sistema de abastecimento d’agua consiste em antes de iniciar a implantação é necessário calcular a vazão de um poço artesiano, e, analisar a potabilidade da sua água para consumo humano. Prontamente, é construída uma Estação de Tratamento de Água que bombeia a água do poço, e, com o gerador de cloro produz e aplica o hipoclorito de sódio (cloro) em uma dosagem segura para saúde humana. Logo em seguida, a água tratada segue para os reservatórios, e, é distribuída para as residências que possuem um hidrômetro medindo o consumo de água mensal.

“Antes desse sistema, nossa comunidade tinha acesso à água com os poços, mas não era uma água tratada, além disso, era complicado porque não tinha água em todas as casas. Agora, cada um de nós temos água 24h por dia nas torneiras e no chuveiro, usamos de forma consciente, pagando uma taxa mínima”, relata a operadora de sistemas da comunidade Baixas do Maranhão, Ana Paula.

Finalizando o intercâmbio, os participantes conheceram o espaço físico do Sisar, na cidade de Picos (PI). O coordenador da organização, Jairo Bezerra, explicou com mais detalhes sobre a ação desenvolvida no estado, os parceiros, os controles técnicos, as tarifas, as tabelas e também o trabalho social realizado junto com as comunidades por meio de palestras, oficinas, seminários e capacitações.

“Essa realidade que a gente conheceu aqui só mostrou que realmente é possível a gente levar essa experiência para as nossas comunidades. Eu já estava animada com o projeto, e agora vou embora ainda mais feliz! Vou compartilhar com a minha Associação tudo que vivi e aprendi aqui”, finaliza a presidente da Associação Comunitária do Sítio Barrocão, Socorro Santos de Santana.

Participaram do intercâmbio agentes, da Cáritas Diocesana de Pesqueira; lideranças das comunidades atendidas pelo projeto, bem como, a secretária municipal da mulher, Santina Tereza, e o secretário municipal de agricultura, Aldy Regis, do município de Buíque.

Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água

A iniciativa é uma parceria da Cáritas Diocesana de Pesqueira com a Fundación Avina, e Aliança Água + Acesso (Instituto Coca Cola Brasil), e consiste na implantação de sistemas comunitários para atender às famílias com abastecimento d’água potável nas suas residências, bem como, a capacitação de lideranças sobre os processos de gestão comunitária e operação dos sistemas.

Atualmente, o projeto está em execução em onze comunidades do município de Buíque, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira