Cáritas Diocesana realiza II Fórum de Discussão sobre Saneamento Rural em Buíque

A Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou nesta terça-feira (25), na sede da Associação Esperança, localizada no sítio Calumby, no município de Buíque, a segunda reunião do Fórum de Discussão sobre Saneamento Rural. A atividade teve como objetivos identificar as principais fontes de água existentes nas comunidades rurais, a partir dos mapas construídos pelas lideranças comunitárias; e definir os critérios para a seleção dos (as) operadores (as) do Sistema Comunitário de Abastecimento d’água.

O encontro contou com a participação de 48 pessoas, entre representantes das comunidades de José Gomes, Calumby, Barrocão, Gravatazinho, Pedrinhas, São Lourenço, Cabo do Campo, Retiro, Zacarias e Farçola; da Secretaria da Mulher; da Cáritas Paroquial Santana de Buíque; e de agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Durante a reunião, o agente Cáritas Francimário Gomes, que contribui na assessoria técnica da instituição; e agentes da Cáritas Paroquial Santana de Buique fizeram o lançamento da Campanha do Brinquedo, que este ano tem como tema“Criança Crescendo Feliz”, com meta de arrecadação de 5 mil brinquedos.

Em seguida, foi realizado um resgate do Intercâmbio Interestadual sobre Saneamento Rural, que aconteceu no Piauí entre os dias 11 e 13 de setembro;  além da construção dos encaminhamentos para os próximos passos do Projeto de Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água, como a criação de duas comissões, uma por sistema, para agregar os mapas hídricos  feitos pelas comunidades envolvidas no projeto; o agendamento das reuniões  para aprovação do regimento interno; a definição dos integrantes para compor os comitês gestores ; e indicação de pessoas para participar do processo de seleção dos (as) operadores (as) do sistema.

“Esses encontros são importantes porque vão melhorar o dia a dia da nossa comunidade. Sofremos muito com a falta de água e água encanada na torneira melhora a situação da saúde, facilita as nossas atividades em casa. O Projeto tem tudo para dar certo”, disse a presidente da Associação Comunitária Sítio Barrocão, Maria Socorro Santana.

À tarde, os agentes da Cáritas Joseilton Evangelista, coordenador do projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água, e Francimário Gomes; juntamente com Valdeir de Queiroz e Lizandra Matias, técnicos do Setor Operacional da Compesa de Arcoverde, visitaram as comunidades de Barrocão, Pedrinhas, Farçola e Mulungu, em Buíque, para realizar coleta de águas se poços para serem analisadas no sentido de verificar sua potabilidade.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira