Programa Uma Terra e Duas Águas capacita famílias para Manejo de Agua na produção de alimentos

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) tem como objetivo proporcionar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro. O programa também visa promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional, e a geração de renda entre as famílias agricultoras, através do acesso e do manejo sustentável da terra e da água para a produção de alimentos.

WhatsApp Image 2018-10-06 at 09.04.12

O P1+2 promove durante as etapas de execução, cursos que capacitam as famílias beneficiadas para criação de seus quintais produtivos. A capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água para produção de alimentos (SISMA) é um exemplo disso. Durante o curso, os agricultores e agricultoras são estimulados a utilizar práticas de produção agroecológica em suas propriedades, a partir das tecnologias de captação de água de chuva para a produção de alimentos, como as cisternas calçadão e de enxurrada e os barreiros de trincheira.

WhatsApp Image 2018-10-06 at 09.04.27

Neste sentido, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou, no período de 3 a 5 de outubro, duas capacitações em SISMA para 47 beneficiários (as) do P1+2 do município de Sanharó. Durante os três dias de curso, as famílias aprofundaram seus conhecimentos sobre a importância do manejo do solo e das plantas, sustentabilidade e acesso aos mercados. “Na parte prática do curso, eles elaboram no coletivo técnicas alternativas que podem usar no dia a dia aplicando nas propriedades deles a partir do beneficiamento da tecnologia, como a elaboração de canteiros econômicos, de cobertura morta e de compostagem”, explica Janaína Silva, assessora técnica da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

WhatsApp Image 2018-10-06 at 09.06.08

WhatsApp Image 2018-10-06 at 09.06.28

O curso de SISMA aconteceu na comunidade de Pagão, zona rural de Sanharó, e contou com a presença de famílias agricultoras das comunidades de Santa Maria, Sitio das Moças, Barriguda, Água Branca, Gravatá, Riacho Fundo, Cabeça de Boi, Covas dos Caboclos, Pagão e Cajueiro II. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *