Reunião com as Comissões Comunitárias do Sistema de Abastecimento D’água II debate gestão hídrica

Como parte do cronograma de atividades do Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento d´água, executado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, realizado em Buíque, as comunidades envolvidas pelo projeto, criaram duas comissões, uma por sistema, para analisar e agregar os mapas hídricos das localidades contempladas com o Projeto, e iniciar o processo das implementações.

A primeira reunião da Comissão Comunitária do Sistema I de Abastecimento D’água ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, envolvendo a comunidade de Pilãozinho e Barrocão, Gravatazinho e José Gomes que teve como encaminhamento, apresentar e discutir o regimento interno com as famílias contempladas pelo Sistema de Abastecimento e Tratamento D’água I, para discutir as questões relacionadas à gestão, construção da agenda para capacitações e reuniões comunitárias.

Nesta terça-feira (13), ocorreu mais uma reunião desta vez com as Comissões  Comunitárias do Sistema de Abastecimento D’água II, que contemplam as comunidades Farçola, Zacarias, Calumby e Cabo do Campo. Na programação discussão sobre o andamento do projeto , a situação hídrica das comunidades  a partir do mapa  hídrico construído pela Comissão, com identificação dos poços que possam  vir a integrar o sistema.

Como encaminhamentos desta reunião foi agendado outro encontro com as Comissões do Sistema II, para  definição das próximas etapas para este sistema.

Sobre o Projeto de Gestão Comunitária e Sistemas de Abastecimento d´água

A iniciativa é uma parceria com a Fundación Avina, Instituto Coca-Cola Brasil e Prefeitura Municipal de Buíque, e consiste na revitalização de dois sistemas comunitários para atender às famílias com abastecimento d’água nas suas residências. Bem como, a capacitação de lideranças sobre os processos de gestão comunitária e operação dos sistemas.

A primeira etapa atenderá famílias das comunidades de Pilãozinho, Barrocão, Gravatazinho, Pedrinhas e José Gomes. A segunda etapa irá  atender as comunidades de São Lourenço, Cabo do Campo, Kalumbi, Farçola, Retiro e Zacarias. Ao todo, 270 famílias serão beneficiadas diretamente, em um total de 1.164 pessoas.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

1

3

 

2

4


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *