Curso de SISMA capacita famílias agricultoras em Belo Jardim

A Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou, de 22 a 24 de janeiro, mais uma capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água (SISMA). O curso ocorreu na sede da Associação do Sítio Caiana, no município de Belo Jardim, e contou com a participação de 20 famílias beneficiadas com o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

essa

Ao todo, representantes de nove comunidades participaram do curso, que tem como objetivo, além da troca de saberes o diálogo com as famílias agricultoras sobre a importância do planejamento da produção familiar de acordo com a disponibilidade de água na propriedade.

Durante os três dias de curso, foram abordados temas como a Convivência com o Semiárido; agricultura familiar; o papel da mulher nos processos de produção em quintais produtivos; políticas públicas; as tecnologias sociais; acesso a mercados; segurança alimentar e nutricional e dentre outros. “A capacitação contribuiu para o fortalecimento da produção das unidades familiares que serão contempladas com o P1+2, na perspectiva de acesso a mercados e escoamento da produção para além do mercado local”, reforçou Pedro Ferreira, assessor técnico da Caritas Diocesana de Pesqueira.

essa2

Ainda na formação, os agricultores e as agricultoras participaram de uma feira de troca de sementes crioulas, na qual as famílias levaram sementes de milho, feijão, jerimum, melancia, sorgo e palma forragem. 

essa1

essa3

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *