Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular e Solidária realiza sua primeira edição do ano

O centro da cidade de Pesqueira recebeu, nesta última terça-feira (8), mais uma edição de Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular e Solidária. A Praça Dom José Lopes acolheu os (as) feirantes de vários municípios da região para comercializarem seus produtos, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar do território.

A Feira, que completou dois anos em dezembro de 2018, já se consolidou em Pesqueira e é aguardada pelos moradores e moradoras da cidade. “Todo mês eu venho. Gosto de comprar a goma de tapioca, as verduras e o mugunzá, tudo é muito bom e barato e fica bem pertinho de onde eu moro”, disse a dona de casa Maria Cecília Alves, 45 anos.

Produtos como tapioca, xerém com galinha, pamonha, canjica, galinha de capoeira, frutas, verduras, legumes, derivados de leite e carne, artesanatos, bolachas artesanais e polpas de frutas são comercializados na Feira, que ocorre toda primeira terça-feira de cada mês.

O espaço é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria com o Centro de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Cedapp), a Delta Projetos, a Fundação Grupo Esquel e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pesqueira (STR), com o apoio das Prefeituras Municipais de Pesqueira e Alagoinha.

Agricultura Familiar – A agricultura familiar é um pilar fundamental para a sustentação da economia brasileira. Segundo dados do relatório da Organização das Nações Unidas, denominado “Estado da Alimentação e da Agricultura”, divulgado no início do ano passado, o segmento tem capacidade para colaborar na erradicação da fome mundial e alcançar a Segurança Alimentar sustentável. O setor produz cerca de 80% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira, como o leite (58%), a mandioca (83%) e o feijão (70%), representa 84% de todas as propriedades rurais e emprega, pelo menos, cinco milhões de famílias.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.