Cáritas Diocesana de Pesqueira apresenta experiências de acesso à água para Fundação Avina
Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, o Objetivo de número 6 propõe a garantia da disponibilidade e o gerenciamento sustentável da água e do saneamento básico para todos de forma adequada e equitativa.
Em estados do Norte e Nordeste, modelos descentralizados e autossustentáveis de acesso, tratamento e gestão de água em áreas e comunidades rurais têm gerado resultados significativos e transformadores para muitas famílias, como ter acesso à água potável, a coleta e tratamento dos esgotos.
A Cáritas Diocesana de Pesqueira, em parceria com a Fundação Avina e outros parceiros, desenvolve projetos em diversas linhas como acesso e reuso da água, através de cisternas e bioáguas em escolas rurais; e gestão comunitária de água.
Para conhecer de perto estas experiências, diretores da Avina na América Latina e América Central; Guillermo Scallan ( Chile); Gabriel Baracatt (Bolívia); Valéria Scorza (México); Aparecida Gaspar, Telma Rocha, e Fernanda Fereira (Brasil), visitaram nesta terça-feira (19) dois projetos executados pela Cáritas Diocesana nos municípios de Tupanatinga e Buíque.
A primeira visita ocorreu na Escola Municipal Maria Adelzira Teixeira Cavalcanti, em Tupanatinga, contemplada com a parceria Fundação Avina e Água AMA, recebeu através do Projeto Águas para Educar a implementação de cisterna com capacidade para armazenar 52 mil litros de água da chuva, um sistema de reuso de águas residuais, o bioágua, além de uma horta e pomar.
Para acolher e homenagear os visitantes os alunos do 2º ao 5º ano preparam diversas apresentações culturais como dança, canto e cordel, com a temática água e alimentos. Para Gabriel Bacaratt, “a forma como nos receberam aqui foi bela, e o que estão fazendo aqui com essas crianças deveriam ser feitas em todo planeta e com toda a humanidade. Vocês estão à frente do seu tempo, em outras partes do mundo as pessoas estão destruindo o planeta. E nesta escola estão se formando cidadãos para o próximo século”, comenta emocionado.
O agente da Cáritas Paroquial Santa Clara de Assis, e agricultor experimentador, em Tupanatinga, Ronaldo Macário, apresentou as tecnologias sociais cisterna e bioágua, e seu funcionamento. Em seguida visitaram a horta e pomar provando das frutas e verduras sem agrotóxicos.
Na sequência a comitiva seguiu para o município de Buíque, onde a Cáritas Diocesana também em parceria com a Fundação Avina e o Instituto Coca Cola, através da Aliança Água +Acesso, estão implementando o Projeto de Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água. Uma inciativa que objetiva a revitalização de poços artesianos para a implantação de dois sistemas comunitários que atenderão 320 famílias com abastecimento d’água potável nas suas residências.
Na comunidade rural do Calumby a comitiva foi recebida na Associação de Moradores onde realizaram um almoço partilhado, e as famílias contempladas com os Sistemas de Abastecimento apresentaram o Projeto, e contaram como foi a participação das famílias, nas etapas formativas, da criação do Comitê Gestor, e da expectativa após o início das construções.
Para Jéssika Oliveira, moradora da Comunidade Gravatazinho, “quando iniciou a instalação da caixa d’água e emoção foi enorme para toda comunidade do Sistema 1, pois só temos abastecimento por meio de poços e cisternas, e agora ter água direto na torneira sem precisar carregar balde ou bacia sempre foi um sonho para nós”, afirma.
Ela complementa, “definimos a chegada deste Projeto como esperança e satisfação Esperança de uma vida melhor e satisfação em pode estar participando de um Projeto tão transformador”.
Segundo a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, “a Cáritas Diocesana não tem dúvidas que este projeto possui um potencial para avançar para outras comunidades e outras frentes. A água é um direito humano, assim como saúde e educação, estamos construindo isso para as gerações futuras”, finaliza.
Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.