Cáritas Diocesana de Pesqueira capacita famílias para boas práticas no uso da cisterna

A Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou um curso de Gestão de Recursos Hídricos (GRH) para os (as) beneficiários (as) do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), no município de Pedra, Agreste de Pernambuco. Representantes de 31 famílias participaram da formação, que aconteceu na sede do Conselho Municipal de Pedra, nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Além da participação de agricultores (as) atendidos (as) pelo programa, a capacitação também contou com a presença de representantes do Conselho e de agentes da Cáritas Paroquial Cônego Emanoel Vasconcelos, que contaram um pouco das ações que são realizadas pela instituição no munícipio de Pedra.

essa

essa3

O curso em GRH é voltado para que as famílias aprendam a utilizar corretamente a água da cisterna de 16 mil litros. O objetivo geral dessa tecnologia social é proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano a famílias de baixa renda e residentes nas zonas rurais do país.  

O assessor técnico da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Edicleison Santos, explica porque é importante a participação das famílias no curso de GRH. “Nessa formação a gente fala de cuidados básicos com a tecnologia e dá dicas de como mantê-la sempre em bom estado de conservação. Explicamos para os agricultores porque as tecnologias sociais precisam ficar longe de árvores e das fossas das residências, e porque temos que manter a cisterna pintada de branco, por exemplo. São cuidados fundamentais para ter uma água de qualidade e dar uma vida útil maior as cisternas”.

essa2

Além disso, na capacitação de Gestão de Recursos Hídricos as famílias também aprendem sobre como funciona a cisterna, a finalidade da água armazenada, controle de desperdício, limpeza, cuidados com a bomba manual, manutenção do filtro, cuidado com a adição de água de outras fontes, dentre outros.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *