Cáritas Diocesana de Pesqueira inicia implementação do Sistema de Abastecimento D’água no município de Buíque

A chegada do Projeto de Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água tem movimentado a rotina dos moradores e moradoras de 11 comunidades do município de Buíque. Nesta segunda-feira (11), as famílias que serão atendidas pelo Sistema Comunitário de Abastecimento e Tratamento de Água I, acompanharam a instalação da caixa d’água na comunidade de Gravatazinho.  O primeiro sistema implementado pelo projeto beneficiará 150 famílias da zona rural de Buíque, das comunidades de Sítio Pedrinhas, Sítio Barrocão, Sítio Pilãozinho, Sítio Gravatazinho e Sítio José Gomes.

20190211_114503

20190211_120944

20190211_142040

“Ontem foi um dia de esperança para nossa comunidade. Trabalhamos todos juntos, mulher, homem, menino, porque a gente sabe da importância que o projeto tem. Conseguir água não está sendo fácil onde a gente mora, e agora com água encanada vamos mudar isso para muitas famílias, tanta na área da saúde, como nas nossas atividades do dia a dia. Considero uma vida nova”, reforçou a agricultora Maria Socorro Santos, moradora do Sítio Barrocão, e que participa ativamente de todas as atividades referentes ao projeto.

20190211_143501

20190211_142918

20190211_145255

A iniciativa é uma parceria da Cáritas Diocesana de Pesqueira com a Fundación Avina, e Instituto Coca Cola Brasil, através da Aliança Água + Acesso, e consiste na revitalização de poços artesianos para a implantação de dois sistemas comunitários que atenderão 320 famílias com abastecimento d’água potável nas suas residências. A segunda etapa do projeto, que implementará o sistema II, irá atender a 170 famílias, das comunidades de São Lourenço, Cabo do Campo, Kalumbi, Farçola, Retiro e Zacarias. Ao todo, 1.376 pessoas serão beneficiadas diretamente, todas do município de Buíque.