Cáritas Diocesana realiza formação para constituir Associação dos Gestores (as) Comunitários (as) de Água

Promover uma gestão comunitária é estimular a participação da população local  em  diversos fóruns sobre tomada de decisão, gestão da água,  formas de utilização, e sustentabilidade.

O Projeto de Gestão Comunitária de Abastecimento D’água, executado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, em parceria com a Fundação Avina, e Instituto Coca Cola – através da Aliança Água + Acesso, em 11 comunidades rurais do município de Buíque, tem ao longo de sua implementação construído uma gestão participativa,  promovido formações, intercâmbios envolvendo as 320 famílias contempladas  com o projeto.

Nesta terça-feira (26) dentro das  atividades  do Projeto integrantes dos dois Comitês Gestores – que tem a responsabilidade de gerenciamento dos dois sistemas de abastecimento d’água, participam da reunião de formação da Associação dos (as)  Gestores (as) Comunitários (as)  de Água, no salão da paróquia São Félix de Cantalice.

O objetivo da Associação é que a operacionalização e manutenção dos Sistemas  Comunitários de Abastecimento e Tratamento  de Água  1 e 2, sejam realizados pelos próprios moradores que integram os Comitês Gestores 1 e 2.

“Entender o funcionamento e o por que constituir uma associação é nosso papel enquanto integrante dos comitês gestores”, comenta Jéssika Oliveira, coordenadora do Comitê de Gestão 1.

Dentro da programação temas como Associativismo;  o que é uma associação; por que  e para que constituir uma  associação;  quais  linhas de ação a associação deve seguir (acesso à água, saúde, educação ambiental, meio ambiente, empoderamento  das mulheres, protagonismo juvenil os objetivos geral e específicos ; quem pode  participar ,e ainda construção da  estrutura  organizacional e  composição da direção foram  debatidos ao longo do encontro.

IMG_20190226_140425969

IMG_20190226_112120966

IMG_20190226_095530421

Para seu Manoel Pedro, morador da comunidade rural Pedrinhas, agente da Cáritas  Paroquial Santana de Buíque, “temos que  ter gente dos dois sistemas na associação, pois é ela que  dará suporte ao projeto. O que estamos fazendo aqui é novidade no município e em Pernambuco, temos que valorizar e dar o nosso melhor”, finaliza.

Ao final da reunião foi definido que podem integrar a Associação membros dos Comitês Gestores de Água indicados pela comunidade; assim como construção dos cargos para composição  da coordenação da Associação.  E por fim, o encaminhamento para o mês de março é realizar uma reunião para construção do Estatuto Social da Associação.

Participaram representantes dos Comitês Gestores  1 e 2; do pároco da paróquia São Félix de Cantalice, Antônio da Silva Ferreira ; da Cáritas Paroquial Santana de Buíque;  da Secretaria da Mulher de Buíque, Santina Tereza; agentes da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas de Diocesana de Pesqueira.