Cáritas Diocesana apresenta experiência com Projeto de Gestão Comunitária ao secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado

 Neste último sábado (23), a Cáritas Diocesana de Pesqueira recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco, Dilson Peixoto.
 
O intuito da visita foi conhecer as ações desenvolvidas e os projetos executados pela Cáritas Diocesana na região, com foco no projeto “Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água”, em execução no município de Buíque. A iniciativa é uma parceria da Cáritas Diocesana de Pesqueira com a Fundacion Avina e Aliança Água + Acesso (Instituto Coca-Cola Brasil), e co pornsiste na revitalização de poços artesianos para a implantação de sistemas comunitários que a princípio atenderão 320 famílias.
 
Ao lado da equipe da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Dilson Peixoto, junto com do secretário executivo de Agricultura Familiar do Estado, Gleybson Neves, visitaram na prática a experiência da implantação do Sistema Comunitário I que atenderá quatro comunidades rurais. Além de conhecer a localização do poço, também visitaram o local onde está a caixa d’água elevada que distribuirá a água tratada para as residências.
 
A condução do momento e apresentação dos mapas dos sistemas foi por parte do assessor técnico da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Francimário Gomes, e dos moradores das comunidades que compõem os comitês gestores. Segundo Dilson Peixoto, o saneamento rural é uma das metas da sua gestão no estado de Pernambuco, e, ao mesmo tempo elogiou o trabalho executado com essas famílias, “vocês têm um diferencial que é o lado social para que a comunidade dê continuidade nesse processo. Estou muito feliz com tudo que conheci hoje, e, ao mesmo tempo me sinto comprometido para ajudar na ampliação desse projeto” completa.
 
“Tivemos a oportunidade de ver de perto como as comunidades tem discutido e executado o projeto. Ações como essas têm um grande diferencial que é a mobilização e formação social das famílias, por isso, temos a expectativa que a gestão comunitária seja o grande diferencial nestes sistemas”, comenta Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
 
O dia encerrou com uma visita ao bispo diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, que reforçou a importância da atuação da Cáritas e da Diocese junto com as famílias agricultoras da região.
 
Também estiveram presentes, agentes Cáritas Paroquial Santana de Buíque; Prefeito Municipal de Buíque, Arquimedes Valença; Deputado Federal Fernando Monteiro; Secretaria Municipal da Mulher e Secretaria Municipal de Agricultura, ambas de Buíque; representantes e lideranças comunitárias; Comunidade Quilombola Mundo Novo.
 
Sobre o Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água
 
Ao todo, 11 comunidades do município serão beneficiadas com a chegada de água potável em suas residências. Mesmo sendo a primeira experiência da Cáritas Diocesana acerca da temática, o projeto vem mostrando resultados positivos, por meio dos momentos de formação, oficinas, fóruns, intercâmbios e o engajamento de jovens e mulheres. Além da implantação dos sistemas comunitários, o projeto também está capacitando as lideranças das localidades sobre os processos de gestão e operação desses sistemas.
 
IMG_3148
 
IMG_3172

IMG_3205
 
IMG_3233
 
IMG_3258
 
IMG_3262
 
IMG_3265
 
IMG_3271
 
IMG_3278
 
IMG_3283
 
IMG_3323
 
IMG_3335
 
IMG_3375
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *