Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza encontros de planejamento das Cáritas Paroquiais e Interparoquiais

Ser Agente Cáritas significa anunciar e testemunhar o evangelho de Jesus Cristo em gestos, atitudes concretas para com as pessoas que precisam da nossa ação.  Participar de Cáritas (Inter) paroquial é promover a ação social da Igreja junto as paróquias, assim como, defender a vida, e promover e animar uma solidariedade libertadora.

No território diocesano, existem 9 organismos com estes perfis de atuação, são elas:  Cáritas Interparoquiais, localizadas em Sertânia e Pesqueira; e as Cáritas Paroquiais, situadas nos municípios de Buíque, Pedra, Alagoinha, Jataúba, Poção, Venturosa, e ainda três em processo de formação, nos municípios Sanharó, Brejo da Madre de Deus e Belo Jardim.

Com o objetivo de fortalecer, animar e contribuir com a ação destes grupos nos municípios a Cáritas Diocesana de Pesqueira, iniciou nesta quarta-feira (27), uma série de Encontros de Planejamento das Cáritas Paroquiais e Cáritas Inter paroquiais. A primeira a participar foi a Cáritas Inte paroquial Maria, Mãe da Graça, com atuação no município de Pesqueira.

WhatsApp Image 2019-03-01 at 10.16.24 (2)

WhatsApp Image 2019-03-01 at 10.16.18

Durante o encontro o momento de mística trouxe a reflexão de sermos discípulos de Jesus e manter viva e firmes na missão de ser cáritas. Os participantes também construíram a Linha do Tempo da Cáritas Interparoquial, resgatando e dividindo os períodos em momentos marcantes desde a sua formação.

“Construímos muita coisa até aqui, e é importante sempre avaliar o que deixamos na vida do próximo e por onde passamos, esse é o nosso papel e missão como agente Cáritas”, comenta Horlânia Célia, voluntária. Na sequência, foi realizado trabalhos em grupo onde apontaram seu papel enquanto agente Cáritas, por que realizam estas  ações, a área de atuação, e  quais as ações desenvolvidas.

WhatsApp Image 2019-03-01 at 10.16.22

WhatsApp Image 2019-03-01 at 10.16.22 (1)

A secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, iniciou o encontro pontuando a essência em ser Cáritas. “O nosso papel enquanto Cáritas Paroquiais e Inter paroquiais é contribuir para a organização da caridade nas paróquias, fortalecendo as ações existentes e atentos as situações de vulnerabilidade social que enquanto igreja precisamos atuar”, comenta.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

WhatsApp Image 2019-03-01 at 10.16.23

WhatsApp Image 2019-03-01 at 10.16.23 (1)

WhatsApp Image 2019-03-01 at 10.16.17