Cáritas Paroquial em Alagoinha realiza encontro de planejamento

Os Encontros de Planejamento das Cáritas Paroquiais e Interparoquiais promovidos pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, estão a todo vapor. Nesta quinta–feira (7), a Cáritas Paróquial Pe. Pereira CSsR, em Alagoinha, participou da atividade que proporcionou diversos momentos de reflexão e formação.

As Cáritas (Inter) paroquiais tem a função de promover a ação social da Igreja junto as paróquias, assim como, defender a vida, e promover e animar uma solidariedade libertadora. Os encontros por usa vez tem como objetivo fortalecer, animar e contribuir com a ação das Cáritas (Inter) paroquiais no território diocesano.

Para iniciar o encontro o momento de mística trouxe a reflexão sobre o chamado a caminhar e agir como discípulo de Jesus. Na sequência, após a apresentação dos participantes e exibição de um vídeo do Papa Francisco sobre o significado do que é Cáritas no mundo, a secretária executiva da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira, conduziu um momento de formação do que é Ser Cáritas; o papel e o agir dos agentes Cáritas na Rede, paróquia e território diocesano; e ainda, as linhas de ação e área de atuação.

 “O papel da Cáritas paroquial é promover a ação social da Igreja junto as paróquias, assim como ser sensível nas ações de melhoria na vida do próximo. Nosso papel e atuação é ouvir o clamor do povo e dos mais necessitados, diante da realidade local, seja no município ou nas comunidades”, comenta Neilda.

IMG_2195

IMG_2185

Para ampliar o momento formativo o padre da paróquia Nossa Senhora da Conceição, Fábio Lima, apresentou o Plano Diocesano de Pastoral que lista as prioridades da Diocese de Pesqueira da paróquia e como sugestão de estudo citou a 5ª Urgência de Evangelização, que traz a proposta de uma Igreja a serviço de todos.    

O agente Cáritas, Itamar de Carvalho, trouxe a reflexão do cuidado que devemos ter para como próximo para fortalecimento da nossa ação. “Vocês representam o braço social da Diocese junto a paróquia, e isso deve estar claro tanto no ser quanto no agir dos agentes Cáritas”, finaliza.

Como encaminhamento o grupo identificou a importância de mapear as pastorais, movimentos e organismos existentes na paróquia; bem como participar de espaços como  Conselhos de Assistência Social e Direito da Criança e do Adolescente, como como forma de ampliar a área de atuação dos agentes, e  ainda realizar um   Seminário de Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2019.

“Este momento nos levou a refletir que precisamos rever nossa forma de atuação. Temos uma necessidade de gestos concretos na área do Direito da Criança e do Adolescente, por exemplo, iniciamos em 2018 esse debate mas ainda há muito por fazer por que é uma carência de ações nesta linha em nosso município”, comentou Maria da  Paz, presidente da Cáritas Paroquial Pe. Pereira CSsR.

Cáritas Paroquiais Interparoquiais

Na Diocese de Pesqueira existem 9 organismos com estes perfis de atuação que é de promover a ação social da Igreja junto as paróquias. São elas:  Cáritas Interparoquiais, localizadas em Sertânia e Pesqueira; e as Cáritas Paroquiais, situadas nos municípios de Buíque, Pedra, Alagoinha, Jataúba, Poção, Venturosa, em processo de formação, temos 3  organismos nos seguintes  municípios: Sanharó, Brejo da Madre de Deus e Belo Jardim.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

IMG_2077

IMG_2143

IMG_20190307_100135

IMG_2204

IMG_2185


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *