Encontro de Planejamento da Cáritas Paroquial Quitéria Abigail de Araújo, em Jataúba, discute importância da Igreja em Saída

Nesta quarta-feira (20), a Cáritas Diocesana de Pesqueira promoveu o Encontro de Planejamento da Cáritas Paroquial Quitéria Abigail de Araújo, do município de Jataúba, no Agreste de Pernambuco. Cerca de 12 agentes Cáritas participaram do momento, que teve como principais objetivos apresentar o processo de Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização (PMAS) da Rede Cáritas, bem como, planejar a partir das prioridades da paróquia, do plano pastoral diocesano e do marco referencial da Cáritas Brasileira, as ações para 2019.

Na ocasião, os agentes participaram de um momento para fortalecer a mística e espiritualidade do grupo, que proporcionou um debate sobre a importância do chamado do Papa Francisco para a Igreja em Saída. Nesse chamado, nós somos estimulados, enquanto cristãos, a uma nova saída missionária para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares e principalmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

IMG_20190320_095204621

Durante o momento de mística, os agentes definiram, a partir de algumas palavras, como podemos mudar as realidades das pessoas a partir da solidariedade, da caridade, da evangelização, da cultura de paz, de políticas públicas e da justiça. “É importante que a gente se sinta incomodado com as desigualdades existentes no nosso país e que tenhamos a vontade de ser essa Igreja que saí em buscar dessa transformação social. Temos na nossa missão o testemunho do Evangelho de Jesus Cristo, e para isso precisamos ouvir o chamado do Papa e ir ao encontro de quem mais precisa”, roforçou o articulador social da Cáritas Diocesana de Pesqueira, John Lennon.

IMG_20190320_095142978

IMG_20190320_100320407

Em seguida, foi mostrado um pouco do trabalho em Rede que a Cáritas realiza; sua missão,  e linhas de ação que norteiam as ações dentro dos  municípios de atuação. Também foi mostrado um vídeo do Papa Francisco, em que ele fala da importância do trabalho realizado pelos agentes Cáritas em todo o mundo.

À tarde, foi apresentado o Marco Referencial da Cáritas Brasileira e o PMAS – Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização – um conjunto de procedimentos e instrumentos visando à gestão integrada dos processos que orientam a prática realizada pela Rede Cáritas no país.  A partir disso, os agentes deram início ao planejamento semestral da Cáritas Paroquial Quitéria Abigail de Araújo.

IMG_20190320_110408861

IMG_20190320_131141174_BURST000_COVER_TOP

IMG_20190320_101131652

Como alguns dos encaminhamentos definidos no encontro, os agentes irão realizar, no mês de maio, um torneio de futebol com o objetivo de arrecadar fundos para a construção de uma casa para uma família carente do município; visitar a Escolinha de Futebol de Bijocão para promover a “Páscoa Doce” com 50 crianças; além de participar da Campanha do Agasalho 2019.

Cáritas Paroquiais Interparoquiais

Na Diocese de Pesqueira existem 9 organismos com estes perfis de atuação que é de promover a ação social da Igreja junto as paróquias. São elas: Cáritas Interparoquiais, localizadas em Sertânia e Pesqueira; e as Cáritas Paroquiais, situadas nos municípios de Buíque, Pedra, Tupanatinga, Alagoinha, Jataúba, Poção e Venturosa. Em processo de formação, temos 3 organismos nos seguintes  municípios: Sanharó, Brejo da Madre de Deus e Belo Jardim.