Encontro planeja ações e atividade da Cáritas Paroquial Santana de Buíque para 2019

O trabalho social realizado nas Cáritas (Inter) Paroquiais está presente na primeira prioridade estratégica da Cáritas Diocesana de Pesqueira, que fala das ações da instituição na promoção e no fortalecimento de iniciativas locais e territoriais na construção de uma sociedade do Bem Viver. Nesse sentido, o papel das Cáritas Paroquiais e Interparoquiais está em promover a ação social da Igreja junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social, cumprindo a missão de testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo para a transformação da sociedade no serviço com os pobres.

Com o objetivo de planejar ações para este ano, a Cáritas Diocesana de Pesqueira tem promovido nos seus municípios de atuação, reuniões com os agentes das nove Cáritas (Inter) Paroquiais para apresentar o processo de planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização da Rede Cáritas; além de fortalecer a mística e a espiritualidade dos (as) agentes na realização das atividades desenvolvidas em 2019.

IMG_2250

IMG_2261

Nesta terça-feira, 12, foi a vez da Cáritas Paroquial Santana de Buíque se reunir para seu planejamento anual. O encontro foi ministrado pela secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, e teve início com um momento de mística para a integração dos participantes. Os (as) agentes também participaram de uma dinâmica onde se apresentavam e preenchiam em tarjetas quais eram suas expectativas para a atividade.

Em seguida, Neilda fez uma apresentação do que é a Cáritas Diocesana Pesqueira, e mostrou um vídeo com um discurso do Papa Francisco, onde ele fala para representantes da Cáritas no mundo. “No vídeo, Francisco nos diz do papel essencial dos agentes Cáritas, reforçando a missão de ser o coração da Igreja no serviço com os mais pobres. Essa é a nossa função enquanto agentes transformadores dentro das nossas realidade. Não é promover a ação social no sentido assistencialista, mas é ser o amor da Igreja nesse serviço, como nos pede o Papa”, pontuou Neilda.

IMG_2356

IMG_2417

IMG_2348

Após esse momento, ocorreu um trabalho em grupo onde os (as) agentes responderam a três perguntas norteadoras para a atividade: Quem somos? Onde estamos? Por que fazemos e Nossos Momentos; finalizando com uma breve apresentação das respostas dos grupos. Ao final do encontro, os participantes deram início ao planejamento semestral de 2019, destacando ações que serão realizadas, com indicativos de prazos, responsáveis e parceiros de cada atividade planejada.

“Avalio que foi uma experiência muito produtiva para podermos trabalhar dentro da nossa realidade aqui no município de Buíque. Esse planejamento ajuda a gente a preparar antecipadamente nossas ações, o que vamos fazer, do que precisamos, e principalmente auxilia na divisão das tarefas entre o grupo, tornando o espaço mais participativo e dinâmico. Acredito que vai ser um ano onde vamos chegar ainda mais longe”, reforça Lucicleide Barbosa, presidente da Cáritas Paroquial Santana de Buíque.

IMG_2294

IMG_2289

Como encaminhamentos, o grupo pretende trabalhar com visitas a algumas famílias carentes do município, com o intuito de promover um momento de escuta dessas pessoas; além de promover oficinas de teatro para crianças; realizar uma Roda de Conversa sobre a Campanha da Fraternidade de 2019 na comunidade de Gravatazinho; participar efetivamente das Campanhas que fazem parte do calendário anual da Cáritas Diocesana de Pesqueira, dentre outros.

Cáritas Paroquiais Interparoquiais

Na Diocese de Pesqueira existem 9 organismos com estes perfis de atuação que é de promover a ação social da Igreja junto as paróquias. São elas:  Cáritas Interparoquiais, localizadas em Sertânia e Pesqueira; e as Cáritas Paroquiais, situadas nos municípios de Buíque, Pedra, Tupanatinga, Alagoinha, Jataúba, Poção, Venturosa. Em processo de formação, temos 3 organismos nos seguintes  municípios: Sanharó, Brejo da Madre de Deus e Belo Jardim.

IMG_2249


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *