Integrantes do WILBrasil conhecem projetos de acesso e reuso da água executados pela Cáritas Diocesana de Pesqueira

WILBrasil é um programa da ONG Canadense Waterlution, que atua na promoção e na conscientização por meio da criação de sistemas de gestão de água sustentáveis e inovadores

Ao longo de mais de 15 anos, a Cáritas Diocesana de Pesqueira atuou na região do Agreste e Sertão Pernambucano através da implantação de tecnologias sociais, na perspectiva da Convivência com o Semiárido. Durante esse período, mais de 23 mil tecnologias foram construídas, proporcionando às famílias o acesso á água potável para consumo humano, e também, água para produção de alimentos.

Nesta linha de atuação, o elemento principal sempre foi a água, e não apenas o acesso, mas, principalmente, a mobilização, a formação e a capacitação das famílias atendidas. Buscando ir além, a Cáritas Diocesana iniciou um debate sobre saneamento rural, e neste sentindo, surgiu o projeto “Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água”.

A iniciativa é uma parceria da Cáritas Diocesana com a Fundación Avina, e Aliança Água + Acesso (Instituto Coca Cola Brasil) e está em execução em onze comunidades rurais do município de Buíque. Mesmo sendo a primeira experiência acerca da temática, o projeto vem mostrando resultados positivos, por meio dos momentos de formação, oficinas, fóruns, intercâmbios e o engajamento de jovens e mulheres.

Com intuito de conhecer essa experiência, Dawn Fleming e Igor Vieira, integrantes do programa Water Innovation Lab Brasil (WILBrasil) – uma iniciativa da ONG Waterlution – na última quarta-feira (20), conheceram o projeto com o intuito de entender o processo de execução do mesmo. Durante a manhã, eles visitaram as escavações para a implantação da rede principal e dos ramais do Sistema Comunitário de Abastecimento e Tratamento de Água I, que atenderá quatro comunidades rurais.

Além disso, também visitaram o local onde a caixa d’água elevada está implantada, e entenderam como se dará o funcionamento do sistema, da seguinte maneira, a água bombeada do poço segue para a unidade de tratamento, logo após é conduzida até a caixa d’água elevada, e por fim, pela ação da gravidade, ela será distribuída para as residências. As representantes dos Comitês Gestores mostraram o mapa desenhado da rede completa do Sistema I, onde está localizado o poço, a caixa d’água, os ramais e as casas com suas ligações.

“Vocês tem um grande potencial que é a gestão e a organização comunitária. As famílias não terão apenas a água nas suas residências, mas, terão propriedade e autonomia do projeto porque elas se sentem parte disso”, comentou Igor Vieira, engenheiro ambiental e integrante do WILBrasil.

Na ocasião, seguiram a viagem para conhecer outra iniciativa da Cáritas Diocesana, desta vez, na Escola Municipal Maria Epifânia de Melo, no sítio Massaranduba, em Poção. O projeto “Cisterna e Água de Reuso para Horta e Pomar em Escola Rural” implantou uma cisterna com capacidade de armazenar 52 mil litros de água das chuvas, e um sistema de reuso das águas residuais (bioágua) para produção de uma horta e um pomar, com o objetivo de proporcionar desenvolvimento educacional, a partir da educação contextualizada, e, segurança hídrica, alimentar e nutricional para a comunidade escolar.

“Estou muito animada para trazer um grupo de jovens que participarão da imersão em novembro deste ano, com certeza essas duas experiências que conhecemos hoje será uma oportunidade transformadora. Durante a imersão, os jovens líderes observam os desafios e discutem projetos relacionados à água. Por isso, vejo uma grande oportunidade de mostrar a eles esses projetos, através das visitas a campo”, finaliza Dawn Fleming, líder do programa WILBrasil.

O dia de visitas encerrou na sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira, junto com a secretária executiva, Neilda Pereira, que apresentou a instituição, suas ações e outros projetos desenvolvidos. Juntos, discutiram sobre a temática da água, e principalmente o saneamento rural, atualmente como um dos principais desafios da região.

Sobre o WILBrasil

O WILBrasil, através dos Laboratórios de Inovação da Água (Water Innovation Labs) desenvolvem futuros jovens líderes da água para pensar, projetar e se comunicar de forma eficaz entre culturas. O WIL desenvolve uma plataforma para construir novos relacionamentos, o compartilhamento de conhecimento, desenvolver habilidades de liderança e impulsionar soluções para os desafios da água do contexto local e ao redor do mundo.