Agentes da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção realizam planejamento de ações para 2019

Os (as) agentes da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, do município de Poção, se reuniram com a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, na manhã desta quinta-feira (04), para traçar o planejamento de suas ações e atividades para o ano de 2019. O encontro, que aconteceu na sede da Cáritas Paroquial, também teve como objetivos o fortalecimento da mística e espiritualidade dos agentes e a reflexão sobre a missão da instituição no testemunho do Evangelho de Jesus Cristo junto aos mais vulneráveis e excluídos socialmente.

A reunião começou com um momento de mística, onde os participantes refletiram sobre o papel do (a) agente Cáritas na prática da caridade e da solidariedade transformadora, e também da importância da Igreja em Saída. Em seguida, foi feito um momento de resgate sobre a história da instituição e suas principais ações ao longo dos seus 10 anos de existência. As agentes destacaram as atividades realizadas pelo Grupo Mulheres de Renda, que integra a Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, e é formado por rendeiras que preservam e perpetuam o ofício e arte da rende renascença no Agreste de Pernambuco.

IMG_4239

IMG_4222

IMG_4219

“Estamos há 10 anos na caminhada, promovendo ações no campo social e perto das pessoas que mais precisam, seguindo e colocando em prática a nossa missão de testemunhar o Evangelho de Cristo para os que estão à margem da sociedade”, reforçou a presidente da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, Terezinha Duarte.

Em seguida, Neilda apresentou um vídeo em que o Papa Francisco fala para os agentes Cáritas de todo o mundo, explicando sobre o papel do agente Cáritas dentro da Igreja. “O Papa é muito claro quando diz que somos parte essencial da Igreja. No seu discurso, ele fala do nosso papel com uma dupla dimensão: a de praticar a ação social para além do assistencialismo, e a dimensão mística de ser o coração da Igreja nessas ações”, salientou Neilda.

IMG_4204

IMG_4216

Por fim, foi realizado o planejamento das ações para o primeiro semestre de 2019. Como encaminhamentos, os agentes irão realizar um bazar solidário para arrecadar fundos para a Cáritas Paroquial; uma oficina de redes sociais para criação de páginas no Facebook e no Instagram da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção e do Grupo Mulheres de Renda; e participar do Seminário de abertura do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social. 

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *