Eleição define componentes da Associação de Gestoras e Gestores Comunitários de Água de Buíque

O Projeto de Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água  implementado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, em 11 comunidades rurais do município de Buíque, tem mostrado que estimular a participação da população local em fóruns sobre tomada de decisão, gestão da água, formações e intercâmbios, pode fazer a diferença na vidas das pessoas, neste caso, as 320 famílias contempladas com o projeto.

Considerada a última etapa do processo de construção de uma Gestão Comunitária, na última sexta-feira (26), representantes dos Comitês Gestores dos Sistemas de  Abastecimento Comunitários I, II e III ; da Cáritas Diocesana de Pesqueira; da Cáritas Paroquial Santana de Buíque; da secretária da Mulher de Buíque; da Comunidade Mundo Novo, e do Conselho  Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS) de Buíque, participaram da constituição e eleição da diretoria da Associação das Gestoras e Gestores Comunitários de Água de Buíque.

O objetivo da Associação é que a operacionalização e manutenção dos Sistemas Comunitários de Abastecimento e Tratamento de Água I e II, sejam realizados pelos moradores que integram os Comitês Gestores.

A programação iniciou com uma mística seguida de um momento de reflexão, e apresentação dos participantes. O presidente da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Aparecido Libório, apresentou a importância da Associação para o desenvolvimento do município e de todo o território diocesano.

Na sequência, foi realizada a leitura do Estatuto, que foi aprovado com sugestão de ajustes em alguns artigos. Dando continuidade, foi iniciado o processo de composição da primeira coordenação da Associação, a metodologia aplicada foi a semelhante ao processo eleitoral utilizado no país para escolha de cargos públicos, com voto secreto, apuração e propaganda dos respectivos candidatos que justificassem o porquê da sua escolha para o cargo de Coordenador (a) da Associação.

Para Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, “a cada etapa deste projeto  percebemos o potencial e a força que  uma gestão construída pela comunidade possui. As comunidades atendidas neste Projeto mostram que desde as reuniões de mobilização, a  formação das comissões comunitárias,  comitês gestores, e por fim,  com a criação da Associação, que é possível transformar a realidade local quando se conhece e entende a importância da união em processos como este”, comenta.    

Eleitos  e empossados para um mandato de quatro anos  a Coordenação da Associação das Gestoras e Gestores Comunitário de Água de Buíque  foi  composta da seguinte forma:  para o cargo de Coordenador Geral , Jailson Melo ; como Coordenadora de Finanças, Jéssika Oliveira;  para o cargo de Secretária, Maria do Socorro; compondo o  Núcleo de Comunicação, Darlan  Cavalcanti e Vilma Profírio ; como Conselheiras Fiscais Titulares, Bejanete Amorim , Silvânia Vieira, e Maria das Graças Araújo; e por fim , como Conselheiros Fiscais Suplentes, Manoel Pedro, Alany Avelino e Daiane Santos.

Integram os Comitês Gestores representantes das comunidades Pilãozinho, José Gomes, Barrocão, Gravatazinho, Pedrinhas, Cabo do Campo, Calumby, Zacarias, São Lourenço, Farçola e Mata Verde.

O Projeto

O Projeto de Gestão Comunitária de Abastecimento D’água, executado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, em parceria com a Fundação Avina, e Instituto Coca Cola – através da Aliança Água + Acesso, consiste na implantação de 3 sistemas comunitários de abastecimento d’água, através de poços  artesianos, na perspectiva de sua sustentabilidade através da mobilização e organização das comunidades envolvidas.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

7

5

2

4


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *