Doutrina Social da Igreja é tema do 1º módulo do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social

Neste sábado, 18, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou, no Colégio Cardeal Arcoverde, o 1º módulo do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social da Região Pastoral Arcoverde. Ministrado pelo Pe. Fábio de Lima, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Alagoinha, a primeira aula do curso formativo abordou as temáticas da Doutrina Social da Igreja, Opção Preferencial Pelos Pobres e Pastoral Social.

A programação contou com um momento de acolhida dos (as) participantes e mística, onde os (as) alunos (as) foram estimulados a fazer uma reflexão sobre pessoas que, a partir da fé, tiveram uma forte participação social, como Dom Hélder Câmara, Irmã Dulce, Papa João Paulo II, São Francisco, Mahatma Gandhi e Papa Francisco.

Em seguida, Pe. Fábio de Lima deu início a explanação, fazendo uma reflexão a respeito de como é vista a Política dentro da Doutrina Social da Igreja, ressaltando que “precisamos voltar a beber da fonte originária do significado da palavra Política, que nada mais é o do que arte de discursar pelo Bem Comum”. Também foi realizada a leitura de um texto a respeito dos impactos e o contexto histórico durante a promulgação da Rerum Novarum, uma encíclica do Papa Leão XIII para todos os bispos, que fala sobre as condições das classes trabalhadoras da época. A encíclica trata de questões levantadas durante a revolução industrial e as sociedades democráticas no final do século XIX.

“O padre Fábio nos apresentou um conteúdo riquíssimo e esclarecedor. Foi muito pertinente na fala quando explanou que a Igreja sempre esteve presente na política, mas não a partidária, uma vez que o que acontece no cenário político reflete diretamente na vida dos cristãos. No curso, estamos tendo a oportunidade de ter acesso a conteúdos para sermos multiplicadores nos espaços que onde atuamos, sem guardar o conhecimento para si, e sim ser cristãos em ação”, reforçou Leiliany Freitas, assistente social pós-graduada em Gestão Pública e agente da Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, do município de Poção.

Após as reflexões e debates acerca das temáticas, os (as) alunos (as) foram divididos em grupos e fizeram a leitura de um documento que apresenta de maneira abrangente o ensinamento social da Igreja, a partir de uma reflexão magisterial. Como encaminhamento, os participantes terão que visitar um movimento, pastoral ou organismo que atue na defesa da vida e promoção humana, apresentando um relatório com informações sobre a organização do grupo visitado, principais ações desenvolvidas, resultados e número de pessoas envolvidas.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

4

3

2

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *