Cáritas Diocesana de Pesqueira continua a entrega de 131 kits de Caráter Produtivo do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)

Cáritas Diocesana de Pesqueira continua a entrega de 131 kits de Caráter Produtivo do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)

As políticas públicas de Convivência com o Semiárido tem modificado o cenário de várias regiões do Nordeste e proporcionado às famílias agricultoras uma melhoria na qualidade de vida no campo. A implementação das tecnologias sociais é um exemplo disso, entre elas, as cisternas, os barreiros, os tanques de pedra e entre outras.

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), atualmente  executado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira nos municípios de Belo Jardim e Sanharó, beneficia 201 famílias. Com objetivo de fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido, os processos do P1+2 promove soberania, segurança alimentar e nutricional, geração de emprego e renda para as famílias agricultoras, tudo isso através do manejo sustentável da terra e da água para a produção de alimentos.

Dentro da programação do projeto, está a realização dos projetos produtivos, onde 131 famílias, a partir desta semana, estão recebendo o Caráter Produtivo – que visa estruturar a produção a partir de cada realidade com as principais necessidades das unidades produtivas familiares. Cabras, bodes, galinhas, porcos, kits para hortaliças, alimentação para animais de pequeno e outros produtos, como tijolos e arames estão sendo entregues às famílias beneficiadas pelo programa nas cidades de Belo Jardim e Sanharó.

“Tenho 62 anos e ainda estou na roça. A gente cria nossos bichos pra o nosso consumo, e depois que chegou a cisterna-calçadão eu consegui aumentar a minha hortinha com as ervas medicinais. Aí hoje vou pegar minhas duas cabras e um bode reprodutor, o dinheiro que a gente iria gastar pra comprar a mistura pra casa, agora a gente já vai usar pra outra necessidade”, comenta a agricultora Luzinete da Silva Monteiro, do Sítio do Meio, município de Belo Jardim.  

O depoimento de dona Luzinete está entre as dezenas de famílias que estão tendo as suas vidas impactadas de forma positiva após a chegada do programa, bem como, o acompanhamento da Cáritas Diocesana de Pesqueira, que orienta as famílias a partir da assessoria técnica dos profissionais da instituição.

A previsão para conclusão da entrega do Caráter Produtivo é até o final desse mês de agosto.

1

 

 

IMG_8168

 

IMG_8171

 

IMG_8193

 

IMG_8210


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *