Associação de Gestão Municipal de Gestores e Gestoras participam de formação na Cáritas Diocesana de Pesqueira

Na terça-feira (3), os integrantes da Associação de Gestão Municipal de Gestores e Gestoras de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Zona Rural de Buíque se reuniram na sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira para construção de dois momentos:  planejamento e estratégias; e formação para a organização  interna da Associação,  no que se refere a documentos e registros financeiros.

Pela manhã foram debatidos quais elementos dos Sistemas e das Comunidades contempladas em Buíque, podem ser replicados em outros modelos de sistemas comunitários. O grupo colocou que alguns elementos são essenciais para o sucesso que ocorreu em Buíque, como compromisso, esforço, fé, união, respeito, e uma boa organização .

A tarde a formação foi facilitada pelos agentes Cáritas, Magna Pollyana e Itamar de Carvalho, que apresentaram a importância e utilização de regimentos, estatutos, registros financeiros, atas, dentre outros  documentos; e ainda os deveres dos  integrantes e suas respectivas funções.

Participaram do encontro membros da coordenação da Associação; os coordenadores gerais e de finanças dos Comitês Gestores; a secretária executiva da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira; os agentes Cáritas, Francimário Gomes , Itamar de Carvalho e Magna Pollyana;   da secretária de Mulher de Buíque, Santina Tereza;  o diretor de operações do Instituto Coca Cola Brasil, Rodrigo Brito,  a representante da Fundação Avina, Fernanda Ferreira; e a presidente da Cáritas Paroquial Santana de Buíque, Lucicleide Barbosa.

Eleitos e empossados para um mandato de três anos a diretoria da Associação é  composta por integrantes dos Comitês Gestores, e  responsável pela operacionalização e manutenção dos Sistemas Comunitários de Abastecimento e Tratamento  Água Aliança, Água Viva, Água Doce, que compreendem as 11 comunidades rurais contempladas  com a implantação dos Sistemas de Abastecimento e Tratamento  Comunitário de Água, no município de Buíque.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira, e Comitê Gestor Sistema de Abastecimento Aliança.