Cáritas Diocesana de Pesqueira inaugura com parceiros o primeiro sistema comunitário de abastecimento d’água

O “Sistema Comunitário de Abastecimento e Tratamento de Água – Aliança” integra um dos projetos executados pela instituição que beneficia ao todo 320 famílias com acesso à água encanada e potável

Com o objetivo de atuar e cooperar para ampliar o acesso à água de forma segura e sustentável no município de Buíque, a Cáritas Diocesana de Pesqueira iniciou o projeto “Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D´água”, junto com a Fundação Avina e o Instituto Coca-Cola Brasil por meio da Aliança Água + Acesso, com o apoio da Prefeitura Municipal de Buíque, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

A iniciativa atua na perspectiva de revitalizar poços artesianos para implantação de 3 sistemas comunitários de abastecimento e tratamento d’água que irão atender a demanda de 320 famílias, um total de 1380 pessoas beneficiadas, em 11 comunidades rurais do município de Buíque-PE. Dentro do cronograma do projeto, na última segunda-feira (02) aconteceu a inauguração do “Sistema Comunitário de Abastecimento e Tratamento de Água – Aliança”, que atende 4 comunidades rurais, beneficiando 80 famílias. O momento celebrativo ocorreu na casa de dona Irene e senhor Manoel, no sítio Barrocão, e contou com a presença do bispo diocesano, Dom José Luiz Ferreira Salles; do gerente de operações do Instituto Coca-Cola Brasil, Rodrigo Brito; da coordenadora programática da Fundação Avina, Fernanda Ferreira; do prefeito do município de Buíque, Arquimedes Valença;  do secretário da SDA, Dilson Peixoto; do coordenador regional da Gerência de Unidade de Negócio Regional Moxotó (GNR) da Compesa, Felipe Tadeu; bem como, autoridades religiosas, municipais e lideranças comunitárias.

“Eu não poderia estar mais feliz como estou hoje, presenciar esse momento simbólico que é um marco da nossa caminhada de quase dois anos de parceria. Tenho certeza que Buíque será referência na temática de saneamento rural e gestão comunitária no Estado. E ao mesmo tempo, parabenizo a Cáritas pelo seu trabalho e sua metodologia de conduzir o processo, a instituição está vivendo uma nova experiência junto com inúmeros parceiros e isso mostra o compromisso de vocês junto com esse projeto”, comenta Rodrigo.

O elemento inovador nesta ação está sendo a experiência com a gestão comunitária, construída a partir de um conjunto de etapas. Entre elas, podemos citar a fundação dos Comitês Gestores; a constituição da Associação de Gestoras e Gestores Comunitários de Água de Buíque, bem como, a contrapartida das famílias por meio do pagamento de tarifa mensal, que assume as despesas de energia, operador (a) e taxa de administração, que são necessários para a sustentabilidade do sistema comunitário.

Para Fernanda, enquanto Fundação Avina, a execução do projeto tem um diferencial muito importante, “hoje foi a culminância de uma das etapas do processo. A princípio, seriam dois sistemas, hoje estamos na implementação de três e logo em seguida, mais outros três sistemas comunitários serão implantados. Isso é fruto de um processo de parceria, não apenas da nossa parte, mas principalmente a parceria com as comunidades, o envolvimento das famílias, dos jovens e das mulheres, sem dúvidas isso é o diferencial para o sucesso do projeto”, afirma.

Na ocasião, o gestor da SDA, Dilson Peixoto, anunciou a implantação de mais três sistemas simplificados no município, que atenderão as comunidades de Façola, Mundo Novo e Angélica. O processo de mobilização social, capacitações e assessoria às famílias, ficará sob a responsabilidade da Cáritas Diocesana de Pesqueira com o apoio da Fundação Avina e do Instituto Coca-Cola Brasil.

O Projeto Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água

O projeto piloto está em execução desde 2018. Para atender as famílias, os três primeiros sistemas estão divididos da seguinte forma: “Sistema Comunitário de Abastecimento de Abastecimento e Tratamento de Água – Aliança” compreende as comunidades rurais: Pilãozinho, Barrocão, Gravatazinho e José Gomes; “Sistema Comunitário e Tratamento de Água – Água Doce” engloba as comunidades de Mata Verde e Pedrinhas; e por fim o “Sistema Comunitário de Abastecimento e Tratamento de Água – Água Viva” atende as comunidades Retiro, Zacarias, Calumby, Cabo do Campo e São Lourenço.

IMG_9131 IMG_9175

IMG_9300 IMG_9345