Cáritas Diocesana participa de formação sobre a Pastoral do Turismo na Diocese de Pesqueira

No último final de semana a Cáritas Diocesana de Pesqueira, nas pessoas da secretária executiva, e do agente Cáritas, Neilda Pereira e Itamar de Carvalho participaram dos encontros de formação para implantação da Pastoral do Turismo na Diocese de Pesqueira.

As atividades foram facilitadas pelo Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo, Padre Manoel Filho. A Pastoral do turismo tem como objetivo a evangelização por meio do turismo religioso, cultural, e de base comunitária promovendo assim, a valorização e respeito as manifestações e diversidades culturais e religiosas; intercâmbio de experiências; ao meio ambiente; aos turistas ou peregrinos que se deslocam pelos mais variados motivos, como também as pessoas envolvidas na dinâmica e funcionamento da Pastoral.

A formação foi dividida em três momentos e ocorreu no Centro Pastoral São João Paulo II (Seminário São José). No primeiro dia contou com a presença do bispo diocesano Dom José Luiz, párocos, agentes Cáritas, leigos (as), profissionais da imprensa, do segmento educação, de entidades religiosas, e ainda representantes de localidades com vocação turística. Na ocasião o bispo apresentou a proposta da Diocese com a implantação da Pastoral.

“A Pastoral tem o papel de fomentar nos agentes a capacidade de mobilizar, de respeitar o próximo e as diversidades, de realizar intercâmbios, integrar as comunidades, e tantos compromissos pastorais que visam a promoção e a defesa da vida”, comentou o padre.

O segundo momento ocorreu com representantes das Secretarias de Turismo dos municípios que integram a Diocese de Pesqueira, e por fim, no último dia foi apresentada a proposta de criação da Pastoral do Turismo, com indicação dos objetivos, linhas de ação, e os encaminhamentos necessários para os primeiros passos da pastoral na Diocese de Pesqueira.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

8

6

9

5

4

10

3

2

1

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *