Voluntários avaliam o Dia do (a) Agricultor (a) 2019

A Cáritas Diocesana de Pesqueira tem como uma de suas Prioridades Estratégicas a formação permanente do voluntariado. Os (as) voluntários (as) não doam somente seu tempo e sua generosidade, mas se unem para colaborar com uma causa, aliviar sofrimentos e levar amor e alegria para quem mais precisa de afeto e cuidado. Na realização das ações institucionais, sejam em campanhas ou em outras atividades, a Cáritas conta com a presença ativa de inúmeros voluntários (as) que se engajam nas causas e acreditam na missão de transformar a realidade de pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social.

Neste sentindo, na manhã do último sábado (31), na sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira, reunimos os (as) voluntários (as) que recentemente contribuíram diretamente na organização e realização da edição do Dia do (a) Agricultor (a) 2019. Esse reencontro teve como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelos (as) voluntários (as) durante os dias do evento.

“Estamos reunindo vocês aqui hoje, porque sabemos que sem vocês o Dia do Agricultor não teria sido o mesmo. Vocês vestiram a camisa da instituição e mostraram a importância de se doar sem querer nada em troca. É muito gratificante saber que temos vocês nessa rede que a cada dia se multiplica graças à ação do voluntariado”, comenta o presidente da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Aparecido Libório.

A programação iniciou com um momento de mística e espiritualidade, seguido da apresentação do objetivo do encontro. Logo mais, os (as) voluntários (as) iniciaram de forma dinâmica, a avaliação do evento, a partir dos seguintes pontos: acolhida; infraestrutura; Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária; Exposição e estandes; shows; entrega das camisas; comunicação e divulgação; caminhada; e almoço.

“Logo quando acabou o evento, eu cheguei me casa com sensação de missão cumprida. Foi uma experiência muito impactante na minha vida, eu estava precisando fazer um trabalho assim, se doar por inteiro. Eu já estou ansiosa para o ano que vem, já havia participando nas campanhas como voluntários, mas no Dia do Agricultor foi a primeira vez e foi incrível”, relata a voluntária, Geovana Noberto.

Esse momento de avaliação foi de grande importância, pois os (as) voluntários (as) tiveram a oportunidade de dialogar e apresentar os pontos positivos, bem como, propor sugestões que ajudarão a melhorar as próximas edições do evento. Encerrando a primeira parte do encontro, a próxima etapa foram os trabalhos em grupos, onde os participantes apresentaram as suas expectativas para o trabalho voluntário na instituição. Foram levantadas ideias de ações que eles (as) desejariam participar e contribuir enquanto voluntários (as).

Para encerrar o momento de reencontro e avaliação, foram entregues  certificados de participação durante o evento do Dia do (a) Agricultor (a) 2019, como forma de agradecimento enquanto instituição para todos (as) voluntários (as).