Cáritas Interparoquial em Sertânia assessora Feira da Agricultura Familiar em Assentamento

Com linhas de ação voltadas a promoção de uma transformação social e impactos positivos na vida de muitas famílias, a Cáritas Diocesana de Pesqueira executou de 2017-2018 o Projeto Assentamentos Produtivos. Executado em parceria com a Missionszentrale der Franziskaner – organização internacional de Ordem Franciscana – o projeto realizou em sete assentamentos de cinco municípios da Diocese de Pesqueira, assessoria para que as famílias assentadas aprimorassem suas técnicas de produção e comercialização, garantindo assim, não apenas autonomia, como também, segurança alimentar e nutricional.

Ao longo dos 18 meses de execução o Projeto realizou inúmeras atividades como: mapeamento; visitas; mobilizações; oficinas sobre segurança alimentar e nutricional e produtiva; cidadania, direitos humanos e políticas públicas; além da aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), um instrumento que possibilitou uma leitura do processo de evolução histórica de cada assentamento.

Como desdobramento do Projeto no mês de outubro, o Assentamento dos Pequenos Produtores Rurais do Jacu, conhecido como Assentamento Cacimbinha, em Sertânia, realizou a segunda edição da Feira do Assentamento.

Um espaço de iniciativas para comercialização local, parcerias, promoção e produção comunitária, assessorado pela Cáritas Interparoquial Sagrada Família,de Sertânia.  Durante a  Feira 15 agricultores  apresentaram e comercializaram seus produtos, como bodes, galinhas,  porcos,  ovelhas, além de comidas típicas, como xerém com galinha, macaxeira com bode, mel, mungunzá, farofa de feijão, artesanato, e ainda verduras e hortaliças.

Ao final da Feira há uma celebração em Ação de Graças pela vida, pela posse da terra e pela comunidade constituída. Com previsão de ocorrer a cada seis meses, a próxima edição está prevista para o mês de abril / 2020.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

1

2

3


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *