Alunos do Margarida Falcão participam de mutirão para construção de horta e pomar na escola

Em mais uma etapa do Projeto Águas para Educar, os alunos da Erem Margarida de Lima Falcão, localizada no bairro Cohab 2, em Pesqueira, mostraram que é possível transformar a realidade escolar com união e força de vontade, durante o mutirão para construção da horta e pomar do Projeto Águas para Educar.

Ao longo da execução do Projeto a comunidade escolar envolveu-se em todas as etapas, são elas: de mobilização, formativas, intercâmbios, das capacitações, e por fim, das implementações da tecnologia social, o bioágua, além da horta e do pomar.

O Águas para Educar tem execução da Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria da Fundação Avina, a Loja de Multimarcas Dona Santa, e Revista Vogue. Nesta edição o Projeto contemplou duas escolas municipais do município de Pesqueira, com  implementação da tecnologia social bioágua, que é um sistema de reuso das águas cinzas proveniente da cozinha e das pias da escola,  que  após  um processo de filtragem  irá irrigar a horta e  o pomar.

Na última semana a participação coletiva foi para limpeza do espaço onde será implementada a horta e o pomar na escola. Os alunos prepararam os canteiros para as hortaliças, escavaram as covas para o plantio das mudas frutíferas; realizaram a adubação de cobertura nas fruteiras existentes e nas implantadas; construíram uma casa de vegetação (espécie de estufa), e preparam uma compostagem a base de galhos secos, capim, esterco bovino e água.  E por fim, finalizaram com a colocação de 1kg de minhocas californianas para o sistema de filtragem do bioágua.

A comunidade escolar está à frente do Projeto que desde a etapa inicial está compreendo a importância do manejo e cuidado do espaço, onde os próprios alunos irão capacitar outros jovens  para fortalecimento e garantia da  segurança e soberania alimentar.

Por Núcleo de Comunicação Cáritas Diocesana de Pesqueira.

7

6

5

4

2

3


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *