Quinta turma conclui o Curso em Formação Política realizado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira e Unicap

Com duração de sete meses, dividido em cinco módulos, o Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social 2019, encerrou neste último sábado (7) com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), bem como a formatura dos 28 concluintes.

Com realização da Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o curso tem como objetivo contribuir na formação de lideranças cristãs para as funções públicas, eletivas ou não, no campo da política e das organizações comunitárias.Com um formato diferenciado, o Curso este ano atendeu o desejo dos alunos que não podiam se deslocar para assistir as aulas na cidade de Pesqueira, portando, os conteúdos foram ministrados em dois polos, nas regiões pastorais de Arcoverde e Belo Jardim, com uma turma em cada município.

“Diante da atual conjuntura do país, participar do curso de extensão foi uma experiência incrível. Não resta dúvida da importância que o mesmo me forneceu, viabilizando novas formas e estratégias de engajamento e participação na sociedade, de forma consciente. Diversos foram os questionamentos que provocaram em mim o desejo de permanecer em busca de um pensamento sustentável, e continuar a somar na construção da sociedade do Bem Viver”, relatou a aluna, Ir. Gleiciane de Lira Santos

A programação iniciou pela manhã e seguiu até à tarde com as apresentações de nove grupos. Os (as) alunos (as) expuseram em seus trabalhos os aprendizados adquiridos ao longo do curso, trazendo como embasamento a Ação Social da Diocese de Pesqueira. A banca examinadora foi composta por Neilda Pereira, secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira; Fabiana Francelino, coordenação de comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira; Santina Tereza, secretária municipal da mulher de Buíque; e Flavianeide Pereira, advogada  e facilitadora do Curso.

A noite foi dedicada ao momento especial de formatura com a entrega dos certificados. Além dos (as) alunos (as) e convidados (as), a coordenadora de extensão da Unicap, Odalisca Moraes, esteve presente durante a programação solene. Cada formando (a) escolheu uma trilha sonora para marcar essa data tão importante, além disso, as turmas preparam um discurso de agradecimento registrando o percurso ao decorrer do curso até a formatura.

Para Neilda, esse curso mais uma vez provou que são nos momentos de formação que nascem os multiplicadores de saberes e experiências. “Muitos de vocês já atuam e fazem a diferença em suas realidades, sejam em comunidades quilombolas, indígenas, rurais, urbanas, ou de agricultores (as), mas chegou a hora de arregaçar as mangas e fazer mais, que bom que o curso contribuiu nesta construção, mas não podemos esquecer que a transformação deve caminhar junto à solidariedade, a igualdade e o respeito”, finaliza Neilda.