Cáritas Diocesana executa projeto para mais de 100 pessoas terem acesso à água encanada e tratada em comunidade rural

As 25 famílias serão beneficiadas através de projeto executado pelo Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria com a Aliança Água + Acesso

A experiência com sistemas comunitários de abastecimento d’água e a implantação de um modelo de autogestão, tem se tornado uma forte atuação da Cáritas Diocesana de Pesqueira nos últimos dois anos. O primeiro projeto “Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água” em parceria com a Fundação Avina e Aliança Água + Acesso, implantou dois sistemas comunitários de abastecimento d’água que atende a demanda de 190 famílias em 07 comunidades rurais da cidade de Buíque – PE.

Agora em 2020, mesmo em meio aos desafios do novo coronavírus, a Cáritas Diocesana de Pesqueira iniciou o projeto “Fazendo Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento de Água no Semiárido”. Uma iniciativa que promoverá uma mudança de vida significativa, principalmente, neste período de pandemia, aonde o acesso à água é imprescindível para manter a higiene da família, ajudando a combater a proliferação do vírus.

Nesta semana, iniciamos a implantação do Sistema Comunitário de Abastecimento e Tratamento de Água do Sítio Zacarias, em Buíque. Esse sistema atenderá 25 famílias, ou seja, mais de 100 pessoas com água encanada e tratada nas suas residências.

“Nos últimos dias iniciamos a implantação da rede adução e distribuição de água e a construção da casa de operação de bomba e tratamento de água desse novo sistema. Vale ressaltar, que nessa implantação contamos com a parceria da Prefeitura Municipal de Buíque, por todo o serviço de escavação da rede, e, da Associação Municipal de Gestoras e Gestores Comunitários de Sistemas de Abastecimento de Água, com a mobilização das famílias no envolvimento em todo o processo”, relata o assessor técnico e integrante da Coordenação Colegiada da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Francimário Gomes.

As próximas etapas serão a instalação de mais uma caixa d’água elevada; a instalação de hidrômetros residenciais; e a continuidade da implantação da primeira parte do sistema Água Viva, que beneficiará mais algumas famílias de mais duas comunidades rurais.  O atual projeto “Fazendo Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento de Água no Semiárido”, é fruto da parceria com a Aliança Água + Acesso, e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Buíque e da Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA, esse último, na realização da análise de água.