Cáritas Diocesana de Pesqueira participa de debate para a construção do Programa de Saneamento Rural de Pernambuco

Nesta última quarta-feira (02), a Cáritas Diocesana de Pesqueira, participou de uma reunião na Gerência do Núcleo Regional do Moxotó (GNR) da Compesa, no município de Arcoverde. Na pauta, a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado (SEINFRA), Fernandha Batista, apresentou a proposta do Programa de Saneamento Rural de Pernambuco, que prevê a criação de Gestão Integrada de Saneamento Rural (GISAR).

Serão organizações no estado de Pernambuco, com o objetivo de realizar a gestão social, ambiental e financeira de Sistemas Comunitários de Abastecimento de Água. A proposta é que a primeira organização a ser constituída seja a GISAR Moxotó, que atenderá os 10 municípios de abrangência da Compesa de Arcoverde.

Na temática de gestão comunitária, a Cáritas Diocesana de Pesqueira tem uma experiência na cidade de Buíque, a partir do projeto “Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água”. Na ocasião, foi apresentada a iniciativa com o modelo de autogestão adotado pela Cáritas para execução do projeto que vem se fortalecendo desde 2018.   

“Enquanto Cáritas Diocesana de Pesqueira, é uma grande satisfação fazer parte desse debate. Há pouco mais de dois anos, estávamos buscando o conhecimento acerca da temática, e hoje, estamos com uma incrível experiência a partir dos sistemas comunitários implantados e o modelo de gestão adotado. Além disto, continuamos em busca de novos parceiros para ampliar a discussão”, ressalta a secretaria executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyana.

Estiveram reunidos, a secretária executiva da Caritas Diocesana de Pesqueira Magna Pollyana, junto com os integrantes da Coordenação Colegiada, Itamar de Carvalho e Francimário Gomes;  a Prefeita de Arcoverde, Madalena Brito; a secretária municipal de saúde, Andreia Brito; da Compesa, o Diretor Regional do Interior, Mário Heitor, o Gerente do Núcleo Regional Moxotó, Denis Mendes, e, Sergio Murilo, analista de gestão da Diretoria de Articulação e Meio Ambiente; e Fernandha Batista, da SEINFRA.

2

3


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *