Projeto em parceria com Assocene retoma as atividades adotando as medidas de segurança e prevenção

Em 2019, a Cáritas Diocesana de Pesqueira, em parceria com a Associação de Orientação as Cooperativas do Nordeste (Assocene), iniciou a execução do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva/Programa Cisternas, nos municípios de Garanhuns, Brejão e Bom Conselho. O projeto que está em execução em comunidades quilombolas, tem como meta, a implantação de 297 cisternas de placas com capacidade de armazenar até 16 mil litros de água das chuvas, utilizada para consumo humano, e, 03 cisternas escolares.

Até o momento foram construídas 90 cisternas na cidade de Brejão; 46 tecnologias implantadas em Garanhuns e 69 em processo de iniciação; e por fim, a construção de 92 cisternas na cidade de Bom Conselho.

“Me sinto muito feliz em ter sido contemplada recebendo essa cisterna, porque eu sei que não vai mudar apenas a vida da minha família, mas de toda comunidade, pois agora temos onde armazenar água. Estamos muito agradecidos com a chegada do projeto e de todas as pessoas envolvidas”, comenta a moradora da comunidade Curiquinha dos Negros, em Brejão, Maria Ediana Marques.

Além disto, as famílias agricultoras estão passando pelo processo de formação com a capacitação de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH). Devido à pandemia, os cursos estão acontecendo com grupos de até 9 agricultores/as para evitar aglomeração, obedecendo as normas de segurança e as medidas de prevenção. Junto ao material didático dos cursos, a Cáritas Diocesana de Pesqueira também está disponibilizando aos participantes, álcool gel, máscaras de tecido e luvas descartáveis.

“Neste momento de pandemia, além de cumprir as nossas metas e executar os projetos, também estamos preocupados, principalmente, com a preservação da vida. A chegada do projeto é uma mudança significativa na vida das famílias, mas, precisamos agir com responsabilidade, tanto com nossa equipe, quanto com os agricultores e as agricultoras. Por isso, enquanto instituição, estamos adotando todas as medidas de segurança com o retorno das nossas atividades de campo”, ressalta a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyana. 

IMG-20200903-WA0042

IMG-20200903-WA0048

IMG-20200903-WA0057

IMG-20200903-WA0059


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *