A Cáritas Diocesana e a Diocese de Pesqueira lançam a Jornada Mundial dos Pobres 2020

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia para ser celebrada sempre no XXXIII Domingo do Tempo Comum, desde o ano de 2017. Neste ano, o papa trouxe o tema “Estende a tua mão ao pobre” (Sir 7, 32), e ressalta “O encontro com uma pessoa em condições de pobreza não cessa de nos provocar e questionar. Como podemos contribuir para eliminar ou pelo menos aliviar a sua marginalização e o seu sofrimento? A comunidade cristã é chamada a coenvolver-se”. 

A partir desta data convocada pelo Papa, é celebrada então, a Jornada Mundial dos Pobres, que este ano, sugere estar com as pessoas em situação de pobreza, rezar com elas e também lutar por políticas públicas, econômicas, reformas dos programas sociais e ações erradicação da extrema pobreza e combate à desigualdade social.

Aqui no Brasil, a Jornada Mundial dos Pobres foi estimulada através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com a Cáritas Brasileira, do dia 08 a 15 de novembro. A nível diocesano, o bispo de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, por meio da articulação entre a Diocese de Pesqueira; a Cáritas Diocesana de Pesqueira; o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor; e a Cáritas Interparoquial Maria, Mãe da Graça, lançaram neste domingo (22) a Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de Pesqueira.

Movidos pela solidariedade e o desejo de fazer o bem, o gesto concreto da Jornada, será a construção de uma casa para uma família no Assentamento Jardim, na cidade de Pesqueira. A família é formada por seu Val e dona Rosa, junto com seus sete filhos, dos quais, quatro deles, têm necessidades especiais. No momento, a família sobrevive exclusivamente de apenas um benefício de umas das filhas. Todos residem numa pequena casa de taipa, que está desabando. Seu Val tem o sonho de construir a casa, porém, é portador de insuficiência cardíaca e não pode trabalhar.

Por isto, a Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de Pesqueira, se propõe a arrecadar materiais e de construções, bem como mão de obra voluntária para ajudar durante a construção. A campanha segue até o dia 24 de dezembro, as doações poderão ser deixadas no Seminário São José, no município de Pesqueira. Além disto, quem quiser pode contribuir com doações em dinheiro:

Banco do Brasil – Cáritas Diocesana de Pesqueira

Agência: 2437-6

Conta: 23.759-0

CNPJ: 195162050001 52

3

IMG_0943

IMG_0945

IMG_0949

IMG_0972


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *