Família quilombola é beneficiada com ação solidária da Jornada Mundial dos Pobres

Em novembro de 2020, o bispo de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, por meio da articulação com a Cáritas Diocesana de Pesqueira e o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (Cedapp) lançaram uma campanha solidária em alusão à Jornada Mundial dos Pobres que é celebrada a partir do Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco desde o ano de 2017. 

Movidos pela solidariedade e o desejo de fazer o bem, a campanha surgiu a partir de uma realidade encontrada no Assentamento Jardim, na cidade de Pesqueira. Trata-se de uma família em situação de vulnerabilidade social, remanescente da comunidade Quilombola Negros do Osso. A família é composta pelo senhor Val (portador de insuficiência cardíaca), dona Rosa e seus oito filhos, dos quais, quatro deles têm necessidades especiais. Todos residiam numa pequena casa de taipa, que estava aos poucos, desabando.

Neste sentido, foi iniciado um movimento para arrecadação de materiais para a construção de uma casa de alvenaria para comportar a família de forma adequada e segura. As doações iniciaram ainda em 2020 e a construção em janeiro de 2021. Foram meses de doações, obras, serviços voluntários, e, muita solidariedade. Além das doações de pessoas físicas, a ação também contou com o apoio do Instituto Moradia; do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS); e da Esmolaria Apostólica do Vaticano.

“Essa é uma ação que envolve muitas mãos solidárias. Temos pessoas e parceiros que realizaram suas doações de diversos lugares e formas. Tivemos o envolvimento da própria comunidade, dos vizinhos, que até ajudaram durante muitas semanas. Enfim, é imensurável o tamanho dessa rede de solidariedade que tornou esse sonho uma realidade. Gratidão é o sentimento que nos define” comenta o membro da coordenação colegiada da Cáritas, Itamar de Carvalho.

Ao finalizar a casa, no último dia 25 de março, Dom José Luiz Ferreira Salles junto à equipe da Cáritas Diocesana de Pesqueira, esteve visitando a casa para realizar a entrega simbólica para a família. Na ocasião, o bispo realizou a sua benção no imóvel, e de forma coletiva encerrou com uma oração.

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *