Cáritas Diocesana de Pesqueira, executa mais uma edição do Projeto Águas para Educar em parceria com a Cáritas Regional Nordeste 2

Ao longo dos últimos anos, a Cáritas Diocesana de Pesqueira vem ampliando o debate sobre a educação contextualizada nas escolas rurais, abordando a temática da convivência com o semiárido, bem como a importância de envolver alunos, pais e funcionários durante essa construção de aprendizado. Esse processo é realizado através do Projeto Águas para Educar, que implanta tecnologias sociais nas escolas.

O projeto, executado pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, já beneficiou 12 escolas em municípios do território da Diocese de Pesqueira. Neste ano, a iniciativa será ampliada pela Cáritas Regional NE 2 e contará com a realização da Cáritas Diocesana de Pesqueira (PE); da Cáritas Diocesana de Caicó (RN); da Cáritas Diocesana de Guarabira (PB); e com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Coca-Cola Brasil.

“É uma grande alegria saber que esse projeto será ampliado para outros estados, tendo a oportunidade de mudar a realidade de tantas outras pessoas, e adquirir novas experiências. É importante a implantação das tecnologias sociais, mas, sobretudo, discutir a educação contextualizada, a produção orgânica dos alimentos, a preservação e reutilização das fontes de água”, relata a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyana.

Nos três estados, ao todo serão 15 escolas beneficiadas com a implantação de cisternas (52 mil litros) para captação de água das chuvas, e também, a implantação de sistemas de reuso das águas cinzas (bioágua) que possibilitará a reutilização das águas descartadas nas pias para irrigação de pomares e hortas. Além disto, haverá momentos de formações e capacitações virtuais, abordados os principais cuidados que deverão ser adotados para preservação das tecnologias sociais.

A Cáritas Diocesana de Pesqueira executará o projeto em cinco escolas rurais, que beneficiará mais de 1900 pessoas nas seguintes localidades: Escola Municipal Luíza Leopoldina Lopes (Distrito de Xucuru em Belo Jardim); Escola Municipal Professora Margarida Aquino (Sítio Malhada da Pedra em Sanharó); Escola Municipal Tenente João Cordeiro (Vila Raiz em Belo Jardim); Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda (Serra dos Ventos em Belo Jardim); Escola Joaquim Cesário Guimarães (São Pedro do Cordeiro em Pedra). 

Aguas para Educar (1)

Aguas para Educar (1)

Aguas para Educar (2)

Aguas para Educar (3)

Aguas para Educar (4)

Aguas para Educar (5)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *