Cáritas Diocesana de Pesqueira promove Seminário sobre Gestão Comunitária e Saneamento Rural

Na última quarta-feira (30), a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou o “Seminário Virtual de Gestão Comunitária de Água e a Incidência Política da Sociedade Civil na construção do debate sobre Saneamento Rural em Pernambuco”. O momento teve como objetivo, discutir a importância da implantação de sistemas comunitários de abastecimento d’água em comunidades rurais, e como eles, transformam a realidade das famílias atendidas.

Na programação, a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Magna Pollyana, apresentou a experiência da instituição na temática e o seu modelo de autogestão, através do projeto “Gestão Comunitária de Sistemas de Abastecimento D’água” que já implantou dois sistemas comunitários e atende a demanda de mais de 800 pessoas, de sete comunidades rurais da cidade de Buíque, em parceria com a Aliança Água + Acesso. Além disto, atualmente o projeto está implantando mais dois outros sistemas de abastecimento, que beneficiará 65 famílias, em duas comunidades rurais.

“Compartilhar saberes com outras comunidades e organizações que desenvolvem ações voltadas para o acesso descentralizado à água dentro e fora do estado de Pernambuco é estimular a organização da população rural. Somando força para promover espaços de discussão, gestão e controle social, na perspectiva de sensibilizar órgãos competentes e  demais esferas da sociedade, a terem um olhar voltado para a falta de saneamento básico enfrentada pela população rural”, relatou o integrante da coordenação colegiada da Cáritas, Francimário Gomes.

Na sequência, outros convidados também debateram sobre o tema. Entre eles, a secretária regional da Cáritas Brasileira Nordeste 2, Neilda Pereira, que falou sobre a luta da Cáritas pela democratização do acesso à água no semiárido pernambucano ao longo dos anos. Representando a Fundação Avina, Fernanda Ferreira, apresentou dados e informações sobre a gestão comunitária de água enquanto estratégias que contribuem para o fortalecimento do saneamento rural. Além destas convidadas, os representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) da região Moxotó, Sérgio Murilo e Eduarda Carvalho, falaram sobre o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco, bem como a atuação e os próximos passos do Sisar, na região. 

Participaram desse encontro, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado (Seinfra), Fernandha Batista; o prefeito da cidade de Buíque, Arquimedes Valença; as secretarias municipais de agricultura e da mulher de Buíque; a Associação Municipal de Gestoras e Gestores Comunitários de Sistemas de Abastecimento de Água de Buíque (AGESABE); agentes da rede Cáritas Regional NE2; representantes da sociedade civil; organizações; associações; representações do poder legislativo; e entre outros.

33 333 gestao1 gestao6 gestao6


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *