Cáritas Interparoquial Sagrada Família

A Cáritas Interparoquial Sagrada Família, localizada na cidade de Sertânia/PE, nasceu da vontade do povo, por viver em situação de pobreza. Diante deste contexto, compreenderam que precisavam se organizar, e uniram as três paróquias: São José do Cruzeiro do Nordeste, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Conceição e fundaram a primeira Cáritas Interparoquial a nível Regional Nordeste II.

Os trabalhos iniciaram quando a Cáritas Interparoquial concorreu em um edital do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) em 2015 com o projeto “Mandala Produtiva”, que foi aprovado e desenvolvido no Assentamento Cachoeira do Guilherme, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional  e geração de renda para as famílias envolvidas. 

Em 2016, a Cáritas Interparoquial conseguiu a aprovação de outro projeto pelo FDS, o“Amigos do Planeta” que tem como objetivo reaproveitar óleos de frituras e garrafas pets, para transformá-los em sabonetes e produtos artesanais. Fora isto, irá gerar ocupação e renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ainda em 2016, mais um projeto também foi aprovado, desta vez pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), “Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro” foi pensado em refletir sobre a problemática dos efeitos das secas que costumam ocorrer naturalmente no Nordeste, discutindo tecnologias apropriadas e a integração de ações que contribuam para a promoção da convivência com o meio árido da região e a geração de renda. Além disso, o projeto deve favorecer a reflexão sobre a escassez de água, do problema da poluição e do desmatamento e sua relação com as ações promovidas pelo projeto.