Histórico

Cáritas está presente nos cinco continentes e em mais de 200 Países e territórios. No Brasil, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com mais de 180 entidades-membro em 12 regionais. Atua em mais de 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.

A Cáritas Diocesana de Pesqueira é parte dessa rede e nasceu no início de 2000, executando projetos voltados para a convivência com o semiárido na região do Agreste e Sertão de Pernambuco, sobretudo com ações de segurança hídrica e alimentar. E depois de 13 anos de caminhada, em 16 de novembro de 2013 a Cáritas Diocesana de Pesqueira conquistou a sua personalidade jurídica, constituindo assim, a sua primeira diretoria.

Atualmente, a entidade possui as seguintes linhas de ações: Convivência com o Semiárido; Segurança Hídrica, Segurança Alimentar e Nutricional; Energias Limpas e Renováveis; Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); Economia Popular e Solidária; Cultura Popular; Campanhas de Mobilização Social; Políticas Públicas e Controle Social; Fortalecimento Institucional através das Cáritas (Inter) Paroquiais; Apoio aos grupos de jovens, mulheres e idosos.

As ações da Cáritas Diocesana de Pesqueira estão vinculadas com a maneira de promover e articular ações sociais. Impulsionados pelo amor cristão, a instituição convida as pessoas para acreditarem que o cuidado com os pobres e com a Natureza está presente no Evangelho, como tem enfatizando insistentemente o Papa Francisco em sua Encíclica Laudato Si.

Um dos principais focos da instituição é a atuação com as famílias agricultoras, a partir do processo de capacitação e formação para a convivência com o semiárido com a implantação de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água da chuva para o consumo humano e animal, e para produção de alimentos. Além disso, a Rede Cáritas atua em todo território diocesano apoiando e desenvolvendo ações com crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.

Vale ressaltar a presença efetiva da Cáritas em alguns espaços, como na Articulação no Semiárido Brasileiro pelo estado de Pernambuco (ASA-PE), nos Territórios Rurais do Agreste Meridional e Agreste Central, no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) e no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), estes dois últimos da cidade de Pesqueira. Tem assento nos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).

Cada ação desenvolvida está ligada a uma rede de solidariedade que se fortalece através da promoção das suas atividades, vivenciando a sua missão de defender e contribuir para a promoção da vida e da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social. Atualmente, a Cáritas Diocesana de Pesqueira vem ampliando sua participação em redes e fóruns que buscam a melhoria da qualidade de vida do ser humano numa perspectiva de sua sustentabilidade.

Localização

A Cáritas Diocesana de Pesqueira está localizada no município de Pesqueira que atualmente possui cerca de 70 mil habitantes, está situada no Agreste Pernambucano. É sede da Diocese de Pesqueira e também conta com o Santuário de Nossa Senhora das Graças, local de adoração e peregrinação dos fiéis. Fora isto, a cidade também é conhecida pelo o seu clima frio e agradável em algumas épocas do ano.

Além de todos esses aspectos, Pesqueira tem uma forte marca na cultura indígena, pois, em suas terras habitam os índios Xukurú de Ororubá distribuídos em mais de 20 aldeias diferentes.É uma cultura que agrega diversos valores, entre eles, a agricultura familiar, que alerta para o fato de que no plantar e colher existe um mundo de relações, saberes e atividades