6ª edição do Dia do(a) Agricultor(a) comprova a força da agricultura familiar no Agreste e Sertão Pernambucano

A expectativa como nos anos anteriores era reunir mais de 3 mil agricultores (as), entretanto, este ano, o evento superou as expectativas batendo um público de 5 mil agricultores (as) de caravanas  de  diversos municípios do Agreste e Sertão do Estado, além de um público circulante nos dois dias, de 10 mil pessoas. Com o tema “Agricultura Familiar: Da Terra para sua Mesa”, o Dia do(a) Agricultor(a) teve o patrocínio da Caixa Econômica e Governo Federal; Fundarpe, Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado de Pernambuco.

Para esta edição, a Cáritas Diocesana trouxe um novo formato para comemoração da data. A Praça Dom José Lopes foi palco para diversas atividades e ações como objetivo de fortalecer e apresentar experiências ligadas à temática da  agricultura familiar, através da exposição dos municípios circunvizinhos; das entidades parceiras que contribuem e fomentam a agricultura familiar; além de ofertar serviços ao público.

A programação começou na quinta (25) com a abertura da Exposição da Agricultura Familiar, dos Parceiros e  Feira da Agricultura Familiar Economia Popular e Solidária. Na exposição, o público pôde conhecer as diversas experiências ligadas à temática como: projetos, artesanatos, eventos, comidas típicas e etc.  Na exposição dos parceiros, entidades como o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta); a Celpe; Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau); a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) Subsecção  Pesqueira;  o Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (Cedapp); o Serviço Social do Comércio (SESC), e o  Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira, ofertaram serviços à população. Para encerrar o primeiro dia, ainda houve apresentações culturais como samba de coco, banda regional e show  com o cantor  e poeta, Maciel Melo.

 “Este ano a Cáritas Diocesana junto aos nossos parceiros preparou uma programação diferenciada que contemplasse não apenas os agricultores e as agricultoras, mas também a população de Pesqueira e região. Queríamos que a população local pudesse perceber e conhecer as histórias, as produções desses homens e dessas mulheres que  juntos fazem um mundo melhor e diferente”, comentou a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.

Na sexta-feira (26), a programação começou às 6h da manhã com a recepção das caravanas e entrega das camisas do evento na sede da Cáritas Diocesana. Em seguida, às 7h da manhã, na Praça Dom José Lopes teve início a Feira da Agricultura Familiar Economia Popular e Solidária. 30 agricultores (as) dos  municípios assessorados pela instituição com projetos ligados à Convivência com Semiárido e Agricultura Familiar puderam expor e comercializar seus produtos.

Às 8h, iniciou a chegada das caravanas dos municípios, a Praça se tornou palco para as apresentações culturais. Cada município se organizou e trouxe o melhor da sua cultura local, teve xaxado, samba de coco, banda de pífano, repentistas, poetas e os caiporas da cidade de Pesqueira. O público além de aproveitar a Feira da Agricultura e Exposição, as entidades parceiras também ofertaram serviços gratuitos à população como aferição de pressão e glicose, massoterapia, limpeza de pele, escovódromo, regularização de conta de energia, conferência de serviços jurídicos, atividades físicas e dentre outros.  

“Estou participando pela segunda vez da Feira e a cada ano ela se supera. Vim da comunidade Malhada Branca para  mostrar o que minha comunidade faz de mais bonito em artesanato, em Buíque. Estou encantada com cada  cuidado e detalhe da Feira”, comenta a agricultora, Maria José Ramalho.

 No  final da manhã, o bispo diocesano, Dom José Luiz, a secretária executiva, o assessor eclesiástico e o  presidente da Cáritas Diocesana de  Pesqueira, Neilda Pereira, Padre Fábio Pereira e Aparecido Libório, acompanhados de duas agricultoras e crianças, subiram ao palco para  dar a benção aos agricultores (as).

“A palavra de hoje é gratidão aos agricultores (as), aos voluntários (as), aos parceiros (as), a Cáritas Diocesana, e a todos (as) que fazem a agricultura familiar. Precisamos cuidar das crianças para que um dia elas possam aos poucos, cuidar da importância da terra, da água e do planeta”, finalizou o bispo ao dar a benção.

Logo na sequência, pelo segundo ano consecutivo, o público prestigiou o show do cantor Jorge de Altinho, e seguiu com a tradicional caminhada pelas ruas da cidade de Pesqueira, entoando palavras de força e luta à agricultura familiar. Ao final o Espaço Ford, sediou o almoço de encerramento para 5 mil agricultores(as).

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

IMG_9515

IMG-20190730-WA0268

IMG-20190730-WA0200

IMG-20190730-WA0328

IMG_9945

IMG-20190730-WA0180

IMG_9587

IMG-20190730-WA0125

IMG-20190730-WA0212

IMG_9005

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *