Acesso à água: Cáritas Diocesana de Pesqueira executa projeto com a implantação de cisternas em comunidade quilombola de Pesqueira
Em pelo o século XXI, o acesso a água ainda é um grande desafio para diversas comunidades, em especial aos quilombolas. No entanto, essa realidade começa a mudar na comunidade quilombola Negros do Osso, no município de Pesqueira, com a iniciativa da Cáritas Diocesana de Pesqueira e o apoio da instituição Manos Unidas, que desde dezembro de 2022 está executando o Projeto Água Viva, Vida Nova: Autonomia da Comunidade Negros do Osso.
O projeto tem como objetivo a implantação de 34 cisternas de placas, com capacidade para acumular até 16 mil litros de água, bem como momentos de formação com capacitações sobre os temas: Gerenciamento de Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Incidência Política e Direitos Humanos, além da formação de mão de obra da própria comunidade para a construção das cisternas. Há também um olhar especial para mulheres e jovens, buscando articular ações de cidadania e fortalecimento cultural.
Ao longo desses últimos meses a Cáritas Diocesana realizou diversas atividades, entre elas a apresentação do projeto para a comunidade; visitas, cadastramentos e seleção das famílias beneficiárias; criação de comissão de acompanhamento do projeto; e cronograma de execução do projeto. Além disto, importante destacar, que a partir da incidência nos espaços de controle das políticas públicas, o Conselho Municipal de Saúde (Comuspe) realizou visita a comunidade para identificação das demandas e reclamações acerca dos serviços de saúde oferecidos.
Para o coordenador do projeto, Itamar de Carvalho “com esse projeto iremos assegurar água de qualidade para as famílias atendidas, mas, principalmente dá visibilidade a esta comunidade que tem muitas demandas e um grande potencial para superar, com força e resistência”, finalizou.