Cáritas Diocesana de Pesqueira promove mutirões nas propriedades das mulheres guardiãs
A Cáritas é uma organização que atua em diversos campos, incluindo o empoderamento das mulheres, visando promover a igualdade de gênero, fortalecer a capacidade das mulheres e promover seus direitos em suas comunidades locais. Uma dessas iniciativas é o projeto “Guardiãs da Vida: Multiplicando Saberes”, que tem como objetivo promover processos de formação técnica e socioambiental para 25 mulheres produtoras, coletoras e guardiãs de sementes da Mesorregião do Agreste Pernambucano.
Dentro do cronograma do projeto estão os mutirões do plantio de mudas nativas em agro ecossistemas ou florestas da Caatinga ou Mata Atlântica, que estão acontecendo entre os meses de maio e junho deste ano. As práticas de intervenções dos mutirões foram desenvolvidas em forma de culminância das temáticas abordadas pelo projeto sobre sementes nativas e crioulas. Os mutirões foram realizados em seis municípios Calçado, São João, Bom Jardim, Jucati, São Joaquim do Monte e Bonito, a partir das vivências, necessidades e potenciais de cada grupo.
Os mutirões contaram com rodas de conversa; plantios de árvores; coleta de mudas nas matas; técnicas de cerca viva; implementação da prática do relógio do corpo humano medicinal; manutenção e organização do banco de sementes; horta mandala; e o plantio de diversas variedades de sementes crioulas nos roçados coletivos.
Para além das mulheres envolvidas no projeto, as atividades contaram com o apoio de lideranças locais e de organizações parceiras: Agroflor; Rede Semeam; Secretaria Municipal de Agricultura de Bonito; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jucati e agricultores/as familiares das comunidades e assentados da reforma agrária.