Cáritas Diocesana executa projeto de formação em assentamentos do território diocesano

O Projeto Assentamentos Produtivos tem como finalidade trabalhar com alguns assentamentos dentro do território da Diocese de Pesqueira, implantando um programa formativo onde as famílias tenham acesso a oficinas, intercâmbios, encontros e capacitações sobre cidadania, direitos humanos, noções de organização e participação nas políticas públicas. Com o propósito de oferecer novos conhecimentos e práticas produtivas adequadas para convivência com o semiárido, promovendo autonomia para os assentamentos.

Executado pela Cáritas Diocesana, em parceria com a Missionszentrale der Franziskaner, uma organização internacional de Ordem Franciscana, da Alemanha, que atua na promoção de projetos humanitários, sociais e pastorais, bem como, no trabalho de educação, reconhecimento e direitos humanos, o Projeto já realizou encontros em Arcoverde e Pesqueira, e na última terça-feira (20) foi a vez do município de Belo Jardim.

O Projeto consiste em quatro etapas: mobilização e articulação das famílias assentadas; realização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) da realidade de cada assentamento; capacitações, oficinas e intercâmbios; e construção de uma proposta de continuidade. Em Belo Jardim a mobilização foi apresentada pelo coordenador, Itamar de Carvalho, junto com o agente Cáritas, John Lennon, ambos do núcleo de Articulação da Cáritas Diocesana, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

O encontro aconteceu no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e reuniu assentados da Fazenda Santa Rosa; Itacaeté I; Itacaeté II; Boa Vista; do Poço do Angico; da Fazenda do Peixe; do Ouro I; e Ouro II. A próxima etapa será a aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo  (DRP) aos assentamentos selecionados da Fazenda Boa Vista; Itacaeté I e Itacaeté II.

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

3

2

1


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *