Feira da Agricultura Familiar leva alimentos de qualidade para mais uma edição
Preço bom, diversidade, qualidade e uma variedade de produtos e alimentos, foram apenas algumas das características encontradas em mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular e Solidária, realizada na última terça-feira (3), na Praça Dom José Lopes, centro de Pesqueira.
Circular pela feira é possível conferir de perto a produção dos 22 agricultores (as) familiares dos municípios de Pesqueira, Belo Jardim, Alagoinha, Venturosa, Poção e São Bento do Una. No local são comercializados diversos tipos de queijos, hortaliças, legumes, frutas, derivados de carne e leite, artesanatos, comidas típicas, entre outros.
Para a jovem Aline de Freitas, 25 anos, da cidade de Pesqueira, “eu faço artesanato e vale muito a pena participar da Feira, mesmo o espaço tendo como ponto forte a venda de comida. Assim, para aproveitar diversifico a produção entre artesanato e doces e salgados o que me garante ganhar um dinheiro das duas formas”, comenta.
A Feira da Agricultura ocorre toda primeira terça-feira do mês, e tem como objetivo valorizar o trabalho do homem e da mulher do campo, apresentando suas produções a um preço justo, produzido de forma natural sem nenhum tipo de agrotóxico.
Leonardo Ramos Leite, comerciante de Santa Cruz do Capibaribe, abriu um comércio em Pesqueira há pouco tempo, e participou pela primeira vez da Feira. “Na minha cidade tem duas feiras como essa, e eu sempre frequento. Acho muito importante espaços assim, pois, além de mostrar a variedade na produção mostra o talento do nosso agricultor familiar”, afirma.
Já Márcia Guimarães, agricultora do Sítio Lavagem, em Alagoinha, que comercializa galinha e ovos de capoeira, pratos típicos como macaxeira com galinha e sopa com charque, além de queijos e derivados, conta que “para mim é uma oportunidade de venda muito grande, e a cada mês melhora mais. Estou muito satisfeita em participar de espaços como este, se tivesse duas vezes ao mês seria ótimo”.
O espaço é uma iniciativa da Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria com o Centro de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (Cedapp), a Delta Projetos, a Fundação Grupo Esquel e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pesqueira (STR), com o apoio da Prefeitura Municipal de Pesqueira.
Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.