Cáritas Diocesana executa projeto social com Assentamentos em Brejo da Madre de Deus
A Cáritas Diocesana de Pesqueira trabalha com diversas linhas de ações, entre elas as Políticas Públicas e o Controle Social. Nesta linha, podemos citar o Projeto Assentamentos Produtivos, executado pela Cáritas em parceria com a Missionszentrale der Franziskaner, uma organização internacional de Ordem Franciscana, da Alemanha.
Essa iniciativa tem como finalidade trabalhar com alguns assentamentos dentro do território da Diocese de Pesqueira, implantando um programa formativo onde as famílias tenham acesso a oficinas, intercâmbios e capacitações sobre cidadania, Direitos Humanos, noções de organização e participação em políticas públicas.
Nesta perspectiva, a Cáritas Diocesana está visitando assentamentos que não possuem assistência técnica e que tenham o perfil para se enquadrar aos critérios do projeto. Na última semana, um desses encontros foi realizado na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Brejo da Madre de Deus e reuniu representantes dos assentamentos Baraúnas e Miguel Velho, inicialmente, para apresentação do projeto.
Na região existe uma necessidade de acompanhamento técnico permanente, pois as famílias assentadas sobrevivem a partir da agricultura familiar, e necessitam aprimorar suas técnicas de produção, garantindo assim, segurança alimentar e nutricional.
Nesta sexta-feira, 4, foi realizado mais um encontro desta vez com os representantes dos Assentamentos Recanto Feliz; Sitio 25; Floresta; Barra do Rio, para também apresentar o Projeto. Na sequência, houve uma roda de diálogo com os assentados do Assentamento Recanto Feliz com o objetivo de identificar as dificuldades, os desafios enfrentados, a produção de alimentos, e o acompanhamento em assistência técnica na localidade.
Ao final foi aplicado o Diagnostico Rápido Participativo (DRP), uma pesquisa que fará um raio x da realidade do assentamento, aplicado pelos próprios assentados para analisar questões sociais, econômicas, organizacional, hídrica e produtiva.
Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.