Núncio papal conhece organismos sociais da Diocese de Pesqueira, entre eles, a Cáritas Diocesana e celebra missa de abertura do Centenário
A Diocese de Pesqueira durante 100 anos vivencia o seu legado de “Vida e Missão”, sendo uma Igreja transformadora que testemunha o Evangelho de Jesus Cristo semeando o amor ao próximo, a comunhão, o serviço missionário, a igualdade, a justiça e a partilha.
Nesta quinta-feira, 2, a Diocese da Pesqueira celebrou seus 100 Anos de Vida e Missão, com uma programação que segue até o domingo (5), com o IV Congresso Eucarístico; as oficinas; exposição alusiva aos 100 Anos; celebrações eucarísticas e show celebrativo.
Na manhã desta quinta, o núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, acompanhado do bispo de Pesqueira, Dom José Luís; e da secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, conheceu a sede da Cáritas Diocesana, os agentes Cáritas e as ações desenvolvidas pela instituição. O núncio apostólico ou papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé e exerce o posto do embaixador.
Ainda na programação da manhã ele também conheceu outras obras sociais da Diocese de Pesqueira como a Associação PODE- Portadores de Direitos Especiais- que atua com crianças e adolescentes portadores de deficiência no município e cidades circunvizinhas; e a Arca da Aliança, coordenado por Geraldo de Souza, que trabalha há mais de dez anos a solidariedade junto aos mais pobres, realizando distribuição de comida aos necessitados da cidade.
“Conheci hoje a Cáritas Diocesana de Pesqueira e fiquei impressionado com a dedicação que cada um tem em favor do povo. Principalmente a dedicação para que a gente possa ter o mínimo necessário, mas sobretudo, enquanto Igreja possamos transmitir o amor de Cristo através dos diferentes projetos que vocês realizam nos diversos municípios da Diocese de Pesqueira”, comentou o Dom Giovanni.
A programação prosseguiu até à noite com a abertura da Exposição “Diocese de Pesqueira, 100 anos de Vida e Missão”, no espaço Ford em Pesqueira. Organizado pelo padre Adilson Simões, o espaço possui 40 estandes montados pelas paróquias, áreas pastorais, reitoria, pastorais, organismos e movimentos para retratar a história e vida da Diocese durante a caminhada centenária.
A Cáritas Diocesana de Pesqueira participa da Exposição em um estande com 45 metros quadrados, com espaço interativo para crianças; apresentação de maquete com experimentos das tecnologias sociais; e espaço das Cáritas (Inter)paroquiais e grupos de mulheres.
Em seguida o núncio papal presidiu a celebração eucarística de abertura do Centenário, que foi concelebrada pelo bispo diocesano Dom José Luiz; o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; bispos da CNBB Regional Nordeste 2, e sacerdotes. Participaram também da celebração os congressistas que estarão no IV Congresso Eucarístico, além de religiosas, seminaristas e fieis que lotaram a Praça Dom José Lopes.
Em sua homilia, Dom Giovanni destacou, de forma breve e simples, a importância do pão na vida do nosso povo, com base nas leituras da celebração que abordavam o tema do maná e do pão da vida. O Núncio frisou que a nossa missão como Igreja é dar pão ao povo, não somente o pão material mas sobretudo o pão que sacia as diversas fomes do mundo. Lembrou ainda que o seu desejo é de que a Diocese de Pesqueira continue sendo esta Igreja cada vez mais missionária e preocupada com os mais necessitados.
Ao final da missa, após a bênção do Santíssimo Sacramento, seguiu-se a procissão eucarística até a Capela Mãe dos Homens, onde ficará exposto o Santíssimo para adoração.
Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.
Fotos: João Tavares e Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.