Seminário Diocesano debate o protagonismo do Leigos (as) nas políticas públicas

No sábado (5), integrando a programação das comemorações alusivas aos 99 anos da Diocese de Pesqueira, a Casa São Francisco sediou o Seminário Diocesano: Protagonismo dos (as) Leigos (as) no debate das Políticas Públicas, que foi conduzido pelo bispo diocesano de Barra do Piraí, em Volta Redonda (RJ), Dom Francisco Biasin.

Participaram representantes de Pastorais Sociais, Cáritas Paroquiais e Interparoquiais, movimentos sociais, leigos e leigas, freis, paróquias, estudantes do curso de formação política e participação social, e padres.

A partir da exibição de um vídeo de Dom Joaquim Mol, gravado durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), Dom Francisco explanou sobre a importância da presença dos cristãos na vida pública, na política, nas políticas públicas e na sociedade.

“ É importante o (a) leigo (a) ter uma visão geral do que acontece no país. Certas conquistas não podem ser tiradas do povo. E é papel da Igreja animar este debate diante de uma democracia inerte”, explica Dom Francisco.

O Seminário ainda esclareceu pontos como promover o engajamento dos leigos (as) na vida pública; assistência aos necessitados; uma educação libertadora; articulação e  a participação em determinados espaços;  criação de mecanismos de participação popular; e o cuidado com a formação e espiritualidade.

Dom Francisco finaliza. “Temos que conhecer a luta dos operários  e do homem do campo. Pois só assim nos tornaremos agentes  de transformação na vida dessas pessoas”.

Por Fabiana Francelino, Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

IMG_2105

IMG_2101

IMG_2091 (1)

semiario diooceana1

IMG_2085

IMG_2084

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *