Visitas técnicas mobilizam entidades de Belo Jardim e Sanharó para formação de comissões municipais
As comissões municipais e comunitárias tem um papel importante dentro de todos os programas de convivência com o semiárido. Seus membros participam efetivamente do cadastramento e seleção das famílias a partir de critérios estabelecidos, bem como ajudam a identificar as famílias e comunidades a serem atendidas; suas necessidades hídricas e as características do terreno onde as tecnologias serão construídas.

Com o objetivo de mobilizar as possíveis entidades que se tornarão membros das comissões municipais dos programas de conivência com o semiárido, a Cáritas Diocesana de Pesqueira, organismo da Diocese de Pesqueira, realizou nesta terça-feira (03), visitas às Paróquias de Belo Jardim e Sanharó para apresentar o programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que visa promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras e fomentar a geração de emprego e renda para as mesmas.
A visita foi realizada pelo coordenador de projetos, Joseilton Evangelista e pela assessoria técnica da Cáritas, Janaina Nair e Francimário Gomes. O encontro pautou um pouco sobre as dinâmicas das comissões municipais dos programas de convivência e a importância de sua recomposição, assim como a apresentação da equipe da Cáritas Diocesana de Pesqueira e uma discussão acerca da execução do P1+2.

“A ênfase da visita foi voltada para a mobilização e recomposição das comissões municipais dos Programas da Articulação no Semiárido Brasileiro/ASA nos municípios de Belo Jardim e Sanharó, como um dos aspectos importantes para a gestão e realização das ações, e da apresentação das atividades que serão desenvolvidas nesses municípios, desde o processo de mobilização das famílias, as capacitações e a implementação das tecnologias sociais de convivência com o semiárido do Programa P1+2”, reforçou Joseilton.
Em Belo Jardim, as visitas ocorreram na sede do Sindicado dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR), contando com a participação do titular e suplente da Secretaria de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente, Manoel Aciole e Paulo Paiva; e na Paróquia Nossa Senhora da Saúde com a participação do Padre José Glauco. Também foram visitadas as secretarias das Paróquias de São Pedro e de Bom Conselho. Em Sanharó, a visita ocorreu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira
