Romaria da Terra e das Águas convida os peregrinos a refletirem sobre a Casa Comum

Umas das  expressões que mais definem  a  Terra como ambiente  que acolhe para  a vida e a presença humana é a “casa comum”, uma proposta de conversão nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, e nas estruturas consolidadas de poder, escrita pelo Papa Francisco em sua Encíclica “Cuidar da Casa Comum”.

E com o objetivo de cuidar desta casa, e reforçar o comprometimento em zelar pela água, terra, sementes, além de celebrar  o dia dedicado aos trabalhadores (as), 1º de maio, a Diocese de Pesqueira em parceria com as Pastorais Sociais, entre elas a Cáritas Paroquial Quitéria Abigail, em Jataúba, com o apoio da Cáritas Diocesana de Pesqueira  realizaram na manhã desta terça-feira, a primeira edição da  Romaria da Terra e das Águas.

Com o lema “Cuidar da Casa Comum”, os romeiros participaram de uma caminhada de 5km  com saída da Capela  de Santo  Expedito no Sítio Apolinário, em Jataúba, às margens do Rio Capibaribe, com chegada na Capela Santa Luzia no Sítio Açudinho, na cidade de Brejo da Madre de Deus.

Os participantes foram recepcionados ao som da Banda Filarmônica São Sebastião, de Jataúba  e com um café da manhã organizado pelos agentes da Cáritas Paroquial,  que na ocasião também realizou um gesto concreto com doação de alimentos a  moradora da comunidade Sítio Apolinário, dona Maria de Bó. Na sequência o grupo de Escoteiros de Brejo da Madre de Deus realizou um exercício de alongamento para ajudar na caminhada.

Antes da saída, os padres Pereira, CSsR, da área pastoral da Comunidade Xucuru, de Belo Jardim, e Allan Sobral da paróquia São Sebastião, em Jataúba, abençoaram os romeiros que levaram durante a caminhada  diversos elementos, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma cruz, e faixa  em homenagem a Romaria.

A programação contou com cinco paradas ao longo do percurso  para  momentos de oração, de partilha, e reflexão a partir dos elementos terra, água, sementes;  evangelho do dia,  celebração ao Dia do Trabalhador, e  benção das mãos.

Agentes da Cáritas Paroquial participaram da Romaria em três momentos durante as paradas para reflexão sobre a  água, a terra e sementes.  “Para nós da Cáritas Paroquial celebrar e participar de um momento como este é mostrar que estamos fazendo o certo, em nossa missão. Estamos muito felizes”, comenta Cristina Bezerra.

Em cada parada além das reflexões, bênçãos e orações, representantes do povo indígena  Xucuru do Ororubá dançaram o toré, o Grupo de Jovens de Jataúba animaram com cânticos  católicos, e Padre Pereira entoou as bênçãos ao som do berrante .

A Romaria encerrou o percurso na Capela Santa Luzia, no Sítio Açudinho, com envio missionário de Padre Alan, reflexão do Evangelho feita pelo Padre Pereira, CSsR, e distribuição de mudas. “A vida é  agora e esta é a nossa hora de viver a felicidade. Nossa vida não é  nossa,  é  um empréstimo que Deus nos fez, que vamos ter que devolver. Assim, vamos plantar apenas  coisas boas e principalmente o amor, no amor dividir é somar com Deus e com todos a nossa volta”, comentou Padre  Pereira, CSsR, na chegada a Capela Santa Luzia.

 Participaram da Romaria  paroquianos, leigos e leigas, representantes  de pastorais sociais, dos movimentos sociais, dos   Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Jataúba  e de Brejo da Madre de Deus ;do povo indígena  Xucuru do Ororubá da cidade de Pesqueira,  das CEBS,   da Banda Filarmônica São Sebastião. 

Por Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira 

11

12

16

15

3

9

8

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *