Cáritas Diocesana de Pesqueira realiza III Assembleia

Na sexta-feira, 18 de novembro, a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou a sua III Assembleia Geral Ordinária, no centro pastoral Dom Hélder. Estiveram presentes a equipe da Cáritas Diocesana junto com a Diretoria Executiva e o seu Conselho Fiscal, as 06 Cáritas Paroquiais, uma Cáritas Interparoquial, uma Cáritas Paroquial em processo de formação, os Grupos de Mulheres acompanhados e alguns representantes dos munícipios da Diocese.

O dia iniciou com acolhida e café da manhã para os participantes. Em seguida, foram apresentadas algumas fotos de ações dos últimos 03 anos, acompanhadas pelo Hino da Cáritas Brasileira. E para animar ainda mais o momento, os agentes Cáritas prepararam uma dinâmica de integração, dançando uma ciranda com todos que estavam presentes.

Ao finalizar a dinâmica, para abençoar a Assembleia ao decorrer do dia, teve a entrada simbólica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ao som da voz de Dom Hélder Câmara recitando o texto “Mariama”. Em seguida, o Coordenador Técnico da Cáritas Diocesana, Itamar de Carvalho, realizou a apresentação dos convidados, e logo após, a Diretoria Executiva apresentou o objetivo daquele momento e realizou a abertura oficial da Assembleia.

Após este momento, foi formado o painel “Agentes Cáritas na transformação social”, conduzido pelo pároco, Padre Luiz Benevaldo. Para compor este painel, foram convidados os agentes de algumas Cáritas Paroquiais, Sr. Manoel Sátiro, de Venturosa/PE, Irmã Aparecida Mácoris, de Tupanatinga/PE, Lucicleide, de Buíque/PE.

“Estou muito feliz em estar aqui hoje, mas principalmente por saber que faço parte desse trabalho que transforma a vida de tantas pessoas. Que juntos possamos fazer mais e mais, muitíssimo obrigada”, ressaltou com grande alegria, Lucicleide.

Na ocasião, Padre Benevaldo também fez os seus agradecimentos por fazer parte da caminhada da Cáritas durante todos esses anos, e expressou a sua alegria em ter uma Cáritas Paroquial em sua Paróquia São Félix de Cantalice, na cidade de Buíque/PE.

Para finalizar a manhã, foi realizada uma Celebração Eucarística, presidida pelo Padre e Assistente Eclesiástico da Cáritas Diocesana, Fábio Pereira, ao lado do Padre Benevaldo. “Durante essa Assembleia é importantíssimo a gente ter uma Celebração Eucarística por três motivos. Primeiro pra ouvirmos a Palavra do Senhor. Segundo, porque a Cáritas, ou seja, nós, fazemos parte da Igreja. E terceiro, para celebrar a nossa caminhada durante esses anos. Juntos, agora, vamos dizer a Deus que atendemos ao seu chamado de estar junto com os mais necessitados.”, disse a secretária executiva da Cáritas Diocesana, Neilda Pereira.

Em sua homilia, Padre Fábio ressaltou a importância de vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo enquanto missionários e agentes Cáritas, através da humildade, solidariedade e amor ao próximo. Findando a Celebração, cada Cáritas Paroquial construiu a sua linha do tempo a partir de fotos e registros. Os grupos de mulheres e a Cáritas Diocesana também participaram dessa construção.

Após o almoço a programação foi dividida em dois grupos, o primeiro seguiu para a Comunidade Quilombola Negro do Osso, da cidade de Pesqueira/PE, para conhecerem a realidade de diversas famílias que moram naquele local marginalizado. Lá, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a realidade relatada pelas próprias pessoas, e também, juntos realizaram uma corrente de oração.

Já o segundo grupo, participou da Assembleia Geral Ordinária, onde apenas 03 associados de cada Cáritas Paroquial e Interparoquial, junto com a diretoria executiva poderiam participar deste momento. A pauta da Assembleia foi dividida em cinco pontos: Primeiro, conhecer e avaliar o relatório das ações desenvolvidas pela diretoria executiva, no período de novembro de 2013 a novembro de 2016; Segundo, apresentação e aprovação dos novos associados (as novas Cáritas Paroquiais); Terceiro, eleição e posse da diretoria executiva para o período de 2017 a 2019; Quarto, apreciação e deliberação sobre outros assuntos gerais de interesse da Cáritas Diocesana de Pesqueira; E quinto, informes gerais.

Padre Fábio conduziu todo este momento durante a Assembleia, e por unanimidade de todos os associados presentes, sem interesse de formar uma nova chapa, a mesma diretoria executiva e conselho fiscal permanece no exercício, apenas com a inclusão de um conselheiro fiscal suplente, Paulo Ferreira, agente da Cáritas Paroquial Cônego Emanoel Vasconcelos, cidade da Pedra/PE. Os participantes concluíram que, a diretoria é nova e que está apenas começando a trabalhar, e agora não seria viável uma nova diretoria ser formada.

Dando por encerrada a Assembleia, dois pontos foram deixados para serem discutidos nesses próximos três anos, primeiro, realizar mais intercâmbios entre as Cáritas Paroquiais e Interparoquial. E segundo, que até o centenário da Diocese de Pesqueira, em 2018, todas as paróquias no âmbito diocesano possam ter as suas Cáritas Paroquiais ou Interparoquiais.

Para finalizar o dia, os grupos retornaram para o centro pastoral, aonde Padre Fábio deu os informes sobre a votação e posse da diretoria executiva, e em seguida, ao lado de Padre Benevaldo, deram a bênção final.

Por Rosanny Barreto, Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira