Consórcio Intermunicipal Dom Mariano se reúne com a imprensa

Na última terça-feira, 8, a Cáritas Diocesana de Pesqueira sediou uma coletiva de imprensa para aos veículos de comunicação do Agreste e Sertão Pernambucano para apresentar o Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (CONDOMAR), que integra os 13 municípios da Diocese de Pesqueira.

Além da imprensa, esteve presente o prefeito da cidade da Pedra e diretor-presidente do CONDOMAR, Osório Filho; o prefeito do município de Alagoinha, Uilas Leal, e do município de Poção, Merson Vasconcelos, e ainda o secretário executivo do CONDOMAR, Edésio Medeiros e o coordenador técnico da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Itamar de Carvalho.

IMG_2408

O objetivo do encontro foi divulgar o consórcio, que foi fundado em 2005 e desde da sua concepção a Igreja articulou todo o processo, a princípio estimulado por Dom Francisco Biasin  bispo diocesano na época. Após anos, em 2017 o  atual bispo diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, junto com a Cáritas Diocesana de Pesqueira, convidaram os (as) prefeitos (as) da região para retomar o consórcio, a fim de discutir melhorias na qualidade dos serviços públicos prestados pelas 13 cidades do território diocesano, totalizando cerca de 500 mil pessoas.

IMG_2435

“Trazendo para nossa realidade, o CONDOMAR irá trabalhar com três eixos, o primeiro é a segurança alimentar e nutricional, que é a base do consórcio; o segundo são os recursos hídricos, devido ao longo tempo de estiagem que estamos passando; e o terceiro é  o meio ambiente, pra atuarmos com a reciclagem, e outras ações dentro desse eixo”, explicou o diretor–presidente , Osório Filho.

Ele ainda complementa, que o CONDOMAR precisa chegar até as pessoas, desenvolvendo ações para as famílias da região. E para isto, é necessário participar de encontros, reuniões em outros consórcios pra conhecer de perto a experiência.

“Vale destacar a presença marcante da Diocese de Pesqueira e da Cáritas Diocesana no início da retomada do CONDOMAR, e hoje, a preocupação e empenho de nosso bispo, Dom José Luiz, no sentido de contribuir no fortalecimento dos municípios, no atendimento as demandas do povo”, falou o coordenador técnico da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Itamar de Carvalho. Ele também ressalta a importância da presença da imprensa, pois através dela será possível levar informação paras as pessoas, divulgando a ação do CONDOMAR.

Por Rosanny Barreto, Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira

IMG_2455


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *